TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL

Por:   •  9/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Dupla: Karen Murakava 18026179

Letícia de Lima 18080234

Docentes: Maria Eliza de Castro Pita e Ana Paula Giardini Pedro

EXERCÍCIO 1- HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL

A.) O templo de Hera ou Basílica de Hera, foi construído em torno de 560 a.C, para homenagear a Deusa Hera. O templo era considerado arcaico (as construções arcaicas perduraram todo o século VI). Apesar da divisão temporárias os templos arcaicos tinham muitas características semelhantes com os templos clássicos, podemos citar: a presença de tríglifos no eixo das colunas (figura 1), colunas de capitel dórico, constituição básica formada por peristilo ou colunata (área que circunda por colunas), continham cella ou naos, pronaos átido e a presença de êntases (técnica óptica usada para deixaras colunas com linhas paralelas, tornando-o mais esbelto e alongado).

[pic 1]

Contudo, apresentavam características do período clássico: notamos que a quantidade de colunas no peristilo é ímpar (quebrando a regra clássica de Vitruvius de contagem de colunas, onde números pares indicavam perfeição), tinham 9 colunas classificado como períptero (tinham colunas que circundavam todo o perímetro do templo), a presença de métopas que formavam figuras retangulares.

Além disso, notamos que o equino é bem marcado e o ábaco se destaca através da projeção do mesmo. Diferentemente dos templos clássicos, as colunas eram mais alongadas, por conta disso, suas entases eram mais marcadas. Outro ponto era que a mesa sacrificial era colocada na área externa ao templo.

[pic 2]

B.) O templo de Zeus era um templo grego, construído no século V A.C, localizado na cidade de Olímpia na Grécia.  O templo homenageia Zeus, deus dos céus. Como tradição, as cidades gregas dedicavam a construção dos templos aos deuses olímpicos.
A população, em certos períodos do ano, carregava oferendas ao deus homenageado, depositando-as no opistódomo (n° 5 – figura 1). Em análise mais profunda da planta, é possível localizar a Cela (restrito aos sacerdotes), colunas in antis (adossadas à construção), o Pronaus (ingresso), estilobata e o estereóbata. O templo apresenta seis colunas (hexástilo) e 13 colunas laterais, que circundam o templo (períptero).

[pic 3]

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (301.6 Kb)   docx (254.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com