TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos da filosofia Antiga e Medieval Sócrates – As características dos métodos socráticos

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Cruzeiro do Sul

Educação a distancia

FILOSOFIA

Cláudia J. Silva

Aspectos da filosofia Antiga e Medieval

Sócrates – As características dos métodos socráticos;

Ironia= pergunta,

Desmontar o conhecimento anterior,

Reconhecer a ignorância,

Maiêutica= parto,

Construção do novo conhecimento. Para Sócrates só existe a duvida, qualquer conhecimento nasce da duvida. Duvidar e colocar duas formas de pensar diferente na mesma situação, a partir desse enfretamento nasce o conhecimento verdadeiro.

Platão – Quais são os elementos que compõe a teoria das ideias de Platão;

Mundo Insensível – considerado por ele o mundo de sombras

Mundo Intangível – o mundo das ideias, é o mundo perfeito onde as coisas existem na sua completude.

Aristóteles – O que é substancia? O que é matéria e forma? O que é potencia  e ato?

Para Aristóteles não existia mundo das ideias e o mundo concreto, mas somente o mundo concreto. Para ele não importava se existia uma dimensão que desconhecêssemos, mas sim o que existia entre nós no nosso mundo a realidade concreta. Ou seja, Substancia é aquilo que é em si mesmo. Forma é aquilo que faz com que uma coisa seja o que é, é um principio inelegível, é a essência comum aos indivíduos de uma mesma espécie. Matéria é o principio indeterminado de que o mundo físico é composto, é caracterizada pela indeterminação, é pura passividade, contendo forma em potência. Potência é a ausência de perfeição, é a capacidade de tornar-se algo e, para isso, precisa de um ser já em ato. O movimento é a passagem da potência enquanto tal é a potência se atualizando.

Santo Agostinho – O que é a teoria da iluminação?

Santo Agostinho retomou a dicotomia de Platão da teoria do mundo sensível e o mundo das ideias, porém ele trocou o conceito do mundo das ideias pelo conceito do mundo das ideias divinas, para ele Deus ilumina a razão e permite ao homem pensar de maneira correta, e é essa a teoria da Iluminação.

2º PARTE – FILOSOFIA – CARACTERISTICA DE PENSAMENTO DE SANTO AGOSTINHO.

Santo Agostinho procura entender as relações entre a fé e a razão, para ele não existe oposição entre os dois, pois  a razão ajuda a compreender a fé, como sabemos ele trás a teoria de Platão, Santo Agostinho considera que existe o mundo concreto e  o mundo perfeito, onde esse mundo perfeito é Deus, são as ideias divinas onde a perfeição está no mundo controlado por Deus. ‘’Entendas e creias. Creias e entendas’’ Segundo ele primeiro a inteligência prepara a fé , depois a fé dirige e ilumina a inteligência. Finalmente a fé, iluminada pela inteligência, conduz ao amor. Ele também  teorizava que a razão é auxilio poderoso para encontrar, nas criaturas, semelhanças que esclareçam e façam inteligível o conteúdo da fé. Mas a razão tem um limite, não servindo para explicar todos os mistérios.  Partindo da teoria de Santo Agostinho na vida atual é possível ao ser humano alcançar um conhecimento espiritual partindo da percepção sensível e por meio de sua própria atividade interior. A alma do homem se encontra na linha do horizonte de dois mundos; no limite do mundo sensível e espiritual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com