TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Arte

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA DA ARTE – 2014

PROF. ELVIS AFONSO/ CURSO DE ARQUITETURA

NOME: ELTON DIONE PEREIRA DE SOUZA     R.A: 9911175021    TURMA: A, 1ª SÉRIE

QUESTÕES

  1. A arte e a arquitetura egípcia são demonstrações seguras em que se pode visualizar e perceber a rigidez e as buscas daquela civilização acerca da ideia de imortalidade e eternidade. Partindo dessa premissa explique as características formais presentes na arquitetura, na escultura e na pintura egípcia, apontando diretamente as peculiaridades existentes nestas linguagens.

R: Na arquitetura egípcia teremos grandes tumbas ou seja construções mortuárias enormes para deixar repousar os faraós mortos e sempre faziam templos lindos para os seus deuses.

Na escultura vamos ter uma forma de preservar ainda mais os seus mortos fazendo estatuas com os traços e características sociais além de representar também enquanto vivo a grandeza do faraó e dos seus deuses; é a mais bonita forma de arte no antigo império egípcio.

Já a pintura traz a lei da frontalidade com a ideia de sempre o desenho estar olhando para quem o admira, além da rigidez em suas formas, retratavam também a posição social, a grandeza dos deuses e faraós.

  1. Podemos afirmar que a arte egípcia é um produto desenvolvido exclusivamente por motivos estéticos? Explique.

R: Não! Pois, por mais de 3.000 anos desse povo egípcio a arte estava ligada a sua                                                cultura, representada de forma rígida; sempre buscando mostrar o quão grandioso e eterno é o seu governador que na época eram os faraós. Tirando assim o espaço para expressões próprias.

  1. Partindo das explanações em aula e em material de apoio enviado, descreva a imagem abaixo e aponte as características artísticas desenvolvidas pelos assírios na Mesopotâmia.

 
[pic 1]

R: Escultura em pedra, com a certeza da existência da lei da frontalidade e alto relevo e;  é um ser antropozoomórfico que não existe sendo uma mistura com asas de pássaro, corpo de touro e cabeço de homem ou seja um ser com poderes fantásticos. Essa era arte assíria esculturas em relevo magnificas que adornavam e colocavam beleza na cidade.

  1. Especifique as diferenças entre a Arte produzida pelos homens do período Paleolítico e Neolítico, evidenciando as características que determinam estas diferenças. Lançar olhar sobre Lascaux (França) e Altamira (Espanha).

R: A arte paleolítica é representada sempre pelo naturalismo do seu dia-a-dia como: animais, caças ou rituais; sempre buscando mostrar com veracidade os fatos ocorridos para se comunicarem além da grande preocupação estética das pinturas. As esculturas eram feitas em madeira, pedra lascada e marfim.

A arte neolítica era bem figurativa e com muita estilização geométrica, mostrando as suas ações e simbologias que davam a identidade e origem dos povos. As esculturas no neolítico eram feitas com chifres de animais, terracota, marfim e belíssimas em bronze.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com