TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design Gráfico Estudos de Casos em História Arte e Cultura

Por:   •  6/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Gilberto Silva Mateus – 182051448

Uniruy Wyden

Design Gráfico

Estudos de Casos em História Arte e Cultura

Profª Fernanda Santos

Fichamento modelo de citação

2. O Design brasileiro e sua relação com a sociedade (p. 20-39)

A história do Design pode ser abordada segundo diferentes vertentes metodológicas. Algumas costumam recair sobre os objetos em si – o que se pode chamar de ‘’cultura material’’ -, os quais codificam em sua estrutura e aparência uma série de informações complexas sobre a sociedade, tecnologia e criação individual. (p. 20)

Nesta nossa sociedade, conduzida por provocações visuais e necessidade de satisfação de desejos e fantasias muitas vezes provocadas pelo consumismo (p. 21)

Como o designer é sujeito participante deste contexto social, através do referencial bibliográfico estudado e da consulta ao material de apoio, pude perceber que nas tendências profissionais do Design Gráfico contemporâneo está presente uma forte valorização do estilo pessoal e a intenção de responder as necessidades dos clientes (p. 22)

2.1 Comentários sobre a trajetória do Design brasileiro (p. 23)

        A tarefa de esboçar um histórico do Design Gráfico brasileiro é, sem dúvida, uma empreitada complicada. Dependendo da diretriz adotada é possível apontar pontos de partidas completamente diferentes. (p. 23)

        A década de 1960 representa um afastamento de questões como produtividade, método e racionalização, ficando internacionalmente melhor reconhecida pela crítica radical à sociedade de consumo. (p. 26)

        Atualmente, é natural que diversos outores afirmem que o Design Gráfico conseguiu consolidar-se perante a sociedade brasileira como fator que proporciona  eficiência à comunicação,  caracterizando-se como um diferencial  competitivo entre empresas. (p. 30)

2.2 Sobre a formação acadêmica e a prática em Design (p. 30)

2.2.1 Formação acadêmica

Design Gráfico, saturando o mercado de trabalho onde sobra gente  com competência para utilizar estas ferramentas, porém sem nenhum conhecimento dos fundamentos da profissão. (p 31)

        Inicialmente, os cursos ofereciam Comunicação Visual e Desenho Industrial num bacharelado de quatro anos. (p. 33)

        Comento, a seguir, alguns pontos críticos da formação acadêmica brasileira em Design Gráfico tentando, como sempre, vincular a discussão à relação do Design com os projetos para utilidade pública. (p. 34)

        Consta também nestas diretrizes que o profissional de Design Gráfico ‘’ deve dominar as etapas de desenvolvimento de projeto, tais como: definições de objetivos, técnica de coleta, tratamento e análise de dados, geração e avaliação de alternativas, configuração de solução e comunicação de resultados’’. (p. 35)

2.2.2 A prática profissional ( p. 36)

Como já mencionei antes, hoje o campo do design ampliou sua área de ação nos grandes escritórios (antes trabalhava-se com identidade corporativa, papéis administrativos, fachadas, embalagens etc), encaminhando-se para o campo do branding, consultoria, publicidade nos pontos de vendas e dai por diante. (p. 38)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com