TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da música história artes na educação

Por:   •  8/11/2018  •  Resenha  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da música história e artes na educação

Trabalhar com música, contação de história e artes visuais para crianças da educação infantil é de fundamental importância e uma disciplina indispensável no projeto pedagógico.

Com musicalização contação de história e artes visuais as crianças sentem-se bem desenvolve o movimento potencializa a atenção e concentração, seus conhecimentos se ampliam, aumenta sensibilidade, desperta o interesse, a curiosidade, a vontade de aprender, desenvolve o lúdico, melhora sua autoestima, assim elas aprendem de forma prazerosa sem a obrigação de aprender. Com estas ferramentas que os professores têm nas suas mãos ajuda a criança na socialização na interação uns com os outros a música está presente na nossa vida, na cultura, e no nosso cotidiano.

As crianças desde bebezinhas vão escutando músicas de ninar, depois com passar do tempo as músicas vão mudando passando para galinha Pintadinha, indiozinho mariana etc. Assim cada fase de nossa vida a música muda, aparecem outras novas, mas nunca sai de nossas vidas. No dia-dia no trabalha, no ônibus, no mercado, nas escolas elas sempre estão presentes.

Observei no meu estágio os bebes na hora do sono as tias colocam música de ninar e cantavam, e acareciavam para eles dormirem logo todos estavam dormindo. Com crianças mais velhas na hora do lanche da alimentação, da higiene pessoal tinha musiquinha e até nas disciplinas para aprender as vogais, os números até 10 com música dos indiozinhos da mariana conta 10, 10 patinhos as tias cantavam, dançavam, interpretavam isso desperta a vontade deles a aprender era uma alegria só eles esperavam ansiosos assim aprendem de uma forma agradável, prazerosa sem a obrigação de decora aquilo.

Contar história para uma criança é muito importante para formação, pois possibilita ela a ir além, ao imaginário, criar novas ideias, estimula o intelecto, sentir emoção, descobrir o mundo, pensar, questionar, criticar motivar a criança a aprender ler a escrever.

A contação de história e também uma ferramenta valiosa que professor tem em suas mãos   mas tem que saber usa-la ao contar uma história pode levar essas crianças a lugares distantes a um mundo imaginário, fantástico a uma imaginação enriquecedora através da história desperta a curiosidade, interesse, gosto o prazer pela leitura e escrita.

O professor pode contar a mesma história diversas vezes, cada vez aprimorando seus conhecimentos e explorando seu imaginário com dramatização, fazendo som ex. toc toc (bateu na porta) fazendo teatro, contando história com fantoches, a cada personagem alterando a voz, interagir com as crianças, cada um fala uma frase de um personagem, isso desperta cada vez mais interesse e a curiosidade eles adoram faze parte da história.

Trabalhar com artes visuais na educação infantil é muito importante ao contar uma história dançar uma música, o professor pode fazer mascara, pintar rosto conforme personagens, confeccionar uma roupa eles podem fazer um teatro uma música pode ser dançada, uma pintura, passar tinta com dedinho na linha pontilhada de uma tarefa, enfim tem várias maneiras do professor despertar curiosidade e o interesse das crianças com artes visuais.

É importante ensinar as crianças desde cedo a gostar e valorizar a arte, pois ela é cultura, vida, aprendizagem e está na nossa vida, no cotidiano, e em nosso dia-a-dia.

No meu estagio observei que os professores usam a musicalização, a contação de história e artes visuais como recurso pedagógico, e para as crianças não é um simples passa tempo muito pelo contrário é uma alegria tão grande quando eles trabalham com isso e sem dúvida é onde eles aprendem muito de forma prazerosa. Esse trabalho tem que existir em sala de aula o professor precisa usar esses recursos pois desperta muito o interesse, gosto, prazer das crianças em aprende brincando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com