TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO E REVISÃO DA LITERATURA

Por:   •  21/4/2022  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO E REVISÃO DA LITERATURA

Vazão refere-se ao volume de um fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, em uma unidade de tempo. Vazão, em outras palavras, é a velocidade com que um volume se escoa. Vazão corresponde à taxa de escoamento, ou seja, quantidade de material transportado através de uma tubulação, por unidade de tempo. Outra definição é a de um fluxo volumétrico. Um conduto livre pode ser um canal, um rio ou uma tubulação. Um conduto compelido pode ser uma tubulação com uma pressão positiva ou negativa. Como resultado, é possível escrever uma vazão da seguinte forma:

Q = v.a

Com uma área a em m2 e uma velocidade v de escoamento de v

em m/s, a vazão é m3/s.

O principal constituinte do tipo de restrição mais utilizado é a placa orifício. É usado para medir a vazão de líquidos limpos com baixa viscosidade, bem como a maioria dos gases e vapor de água em baixa velocidade. A placa do orifício é um elemento de precisão satisfatória. O uso de uma placa de orifício para medição de vazão é legal, mesmo em aplicações comerciais como compra e venda de produtos. Medidor de vazão que é classificado como deprimo gênio, pois incentiva a redução da seção transversal a fim de obter uma vazão. Para obter uma equação para a vazão, use-se a equação de conservação de massa e a equação de Bernoulli.

Sua estrutura se resume a uma placa transversal ao escoamento, de pequena espessura, na qual um furo cilíndrico foi usinado. A variação na seção transversal do escoamento provoca um aumento da velocidade e uma diminuição da pressão. No entanto, quando ocorre uma mudança repentina na área, causa muita turbulência, o que resulta em uma "perda de carga", bem como menos precisão na medição da pressão.


OBJETIVOS

O objetivo do experimento é medir a vazão volumétrica usando dispositivos como o Placa de Orifício, Pressostato e Medidor de Vazão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com