TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Igreja Santo Alexandre de Belem

Por:   •  29/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  1.279 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

ARQUITETURA E URBANISMO

IGREJA DE SANTO ALEXANDRE DE BELÉM

PALMAS – 2016

BRUNO PICOLI LOPES

MATEUS VILLAS BOAS

VITÓRIA GOETTEN

IGREJA DE SANTO ALEXANDRE DE BELÉM

Trabalho apresentado como requisito da disciplina História da Arquitetura e História do Urbanismo I, do 2º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins, sob orientação do Prof. Dr Luiz Otavio.

PALMAS – TO

2016

INTRODUÇÃO

A Igreja e o Colégio de Santo foram a sede da Companhia de Jesus na cidade de Belém do Pará na época do Brasil colônia, esta obra arquitetônia é considerada ainda nos dias de hoje um dos mais importantes registros da história e arquitetura brasileira. Atualmente o local abriga o Museu de Arte Sacra do Pará. E este trabalho tem por objetivo destacar a origem e história por trás desta edificação.

IGREJA DE SANTO ALEXANDRE DE BELÉM

CONTEXTUALIZAÇÃO

Considerada um marco da  história arquitetônica colonial de Belém, a igreja de Santo Alexandre de Belém começou a ser fundada no século XVII e foi construída por Jesuitas que fixaram moradia nesta região, esta edificação foi nomeada em homenagem  primeiramente a São Francisco Xavier e mais tarde passou a ser dedicada à Santo Alexandre de Bérgamo, local este que foi sede da companhia dos Jesúitas na época do Brasil Colonia.

A construção iniciada em 1616, teve ajuda da mão de obra local, que neste caso eram os índios nativos da região. O material utilizado nesta primeira fase da construção foram barro, areia e cobertura de palha. Anos depois, devido a fragilidade da construção, foi necessário realizar intervenções na edificação, sendo assim, o que havia sido construído foi restaurado e foi realizado a construção de mais uma capela, esta dedidcada a São Francisco Xavier no ano de 1719.

Anos depois, anexo a igreja, iniciou-se a fundação do  Colégio de Santo Alexandre que teve sua arquitetura embasada na arte barroca. Neste local eram realizadas as atividades de artisticas como esculturas aos índios da localidade.

Após a expulsão dos jesuitas da localidade em 1759 o colégio passou por reformas e foi utilizado como sede para o palácio dos bispos. Anos mais tarde, por volta de 1970 passou a ter sua utilização voltada para estocar reliquias e artefatos religiosos e a igreja continuou em seu funcionamento até a decada de 1950, onde após este período devido a decadencia e precariedade da edificação a mesma foi abandonada.

Já no século XX, após o período de abandono, os edificios da igreja e colégio passaram por restaurações e passaram a ser utilizados como Museu da Arte Sacra no Pará, fortalecendo a arquitetura e história local devido aos artefatos contidos nas construções.

ARQUITETURA

A igreja foi edificada com base na arquitetura jesuita e os materiais utilizados na construção foram taipa e palha para a cobertura que após as restaurações foram substiuidos por outros materiais mais resistentes. Pode-se observar como traço marcante da arquitetura jesuita, a utilização das torres que fizeram com que a mesma fosse consideradas destaques na arquitetura Brasileira.

A base para a esta edificação teve cunho barroco, sendo este um estilo com forte influência religiosa os jesuitas, foram responsáveis pela manifestação da arquitetura barroca no Brasil, assim construiram as primeiras igrejas e vilas com mão de obra indigena de acordo com os ensinamentos dos missionários.

Com uma arquitetura rica e cheia de história, a Igreja passa a ser considerada como a principal obra da arquitetura jesuita no Norte do Brasil

A fachada da Igreja apresenta quatro andares, com um fortão que é formado por duas grandes volutas, que são espirais que se encontrar no topo, onde á uma cruz. O contorno do frontão é em formas curvas, as volutas inferiores e sobrepõem as torres as quais ficam em segundo plano. As pilastras verticais da achada são decoradas com alto relevo, que criam efeitos de luz e sombra. A parte central da fachada é rodeada por duas torres, as quais são sobrepostas pelas volutas de do frontão.  Na entrada da igreja tem a presença de quadros de Via Sacra, que representam toda a vida de Jesus do seu nascimento a morte, esses quadros são feitos de ferro fundido e policromado, com varias cores. (SILVEIRA Jussara, DERENJI Jorge. 2009. P. 40).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com