TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Espaços Culturais Para as Cidades

Por:   •  3/5/2016  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  3.322 Visualizações

Página 1 de 2


A importância dos espaços cultuais para a cidade contemporânea


Nome: Thais Gonçalves Ramos

Ra: 20397960

Turma: M07B

        Ao longo da evolução das cidades e a migração da população de zonas rurais para os centros urbanos acarretou em áreas muito densas, precárias e carentes em alguns pontos tornando o meio urbano com problemas de áreas sociais, lúdico e cultural.

        O aumento imobiliário tem sido promissor para o surgimento de enormes edifícios corporativos, condôminos de alto padrão, shopping centers e muitos casos em regiões onde a sua inserção não possui um diálogo urbano e social, no entanto este avanço tem desvalorizado a existência dos edifícios e residências de âmbito cultural (patrimônio público).

        O desenho urbano na cidade contemporânea está aos poucos perdendo espacialidades de caráter social, as ruas se tornam estreitas e o automóvel se torna protagonista para as grandes avenidas. As classes de baixa e média renda encontram em centro culturais e em programas como o Serviço Social do Comércio que oferece uma programação que varia entre: aulas, artes, cursos, esporte, exposição, teatro etc.

        Cabe ao poder público direcionar suas obrigações a investimentos a projetos de cunho cultural e social, objetivando alcançar jovens e favorecer para seu crescimento intelectual, envolvendo em atividades que estimulem o desenvolvimento de objetos com materiais reutilizados, oficinas, trabalho voluntario comunitário, etc.

        A partir da consideração de que o estudo e a prática da arquitetura para espaços culturais, de lazer e educacionais podem contribuir para a análise das condições de sustentabilidade de centros históricos, dentre os pontos que permitirão uma adequada captação das questões que o poder público deve ansiar.

Referências

FONSECA, ANA CLARA. Cultura e Transformação Urbana. – 2011. SESC BELEZINHO – SÃO PAULO.

PINTO, GABRIELA; PAULO, ELIZABETH; SILVA, THAISA. Os Centros Culturais como Espaço de Lazer Comunitário: O Caso de Belo Horizonte. – 2012. REVISTA DE CULTURA E TURISMO

GUIMARÃES, CÊÇA. A Importância dos Museus e Centros Culturais na Recuperação de Centros Urbanos. – 2013. FAU/UFRJ

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com