TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inteligência Artificial

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

                     [pic 1]

...............................................................................................................................

Engenharia elétrica  - modelagem

augusto cesar sales cardoso- Ra 229352014

Inteligência Artificial

...............................................................................................................................

Guarulhos

2018

  1. Faça um resumo sobre Agentes inteligentes: definição, aplicações, exemplos e tipos.

             Resposta:

         Agente inteligente é aquele capaz de perceber seu ambiente através de sensores e, com isso, adotar a melhor ação sobre esse determinado ambiente, por meio de seus atuadores. Podemos relacionar os agentes inteligentes ao corpo humano, como por exemplo, em sensores, temos nossos olhos, ouvidos, nariz, e como atuadores, temos nossas mãos, pernas e boca. Já no caso de um agente robótico, seus sensores são câmeras, detectores infravermelho, e como atuadores, são motores, braços mecânicos.

A aplicação dos agentes inteligentes é diversa, e muito utilizada nos dias atuais, sem que possamos notar, podemos citar como exemplo todo o sistema de ré de veículos mais modernos, onde no momento em que engatamos ré do veículo, a câmera localizada na parte traseira do mesmo passa a funcionar, e transmite a imagem para a tela do painel. O sensor de proximidade atua, indicando, através de sinais sonoros, a proximidade com o obstáculo atrás.  Outra aplicação que podemos citar, mais voltada a automação, é o de um sistema de armazenagem de cargas automatizado, onde, através de uma interface, registramos a carga e o sistema armazena automaticamente, sendo o trabalho humano apenas o de colocar a carga dentro de uma esteira transportadora.

        Os tipos de agentes inteligentes são: agentes reativos simples, que tomam decisões apenas baseado em sua entrada, não armazenando um histórico para futuras pesquisas; agentes reativos baseados em modelos, que mantém um histórico de ações tomadas para futuramente tomar a melhor ação baseada em seu próprio histórico de funcionamento; agentes baseados em objetivos, que decide a ação a ser tomada de acordo com o estado atual e nos objetivos que levam a determinadas situação, previamente definidas; agentes baseado na utilidade, que funciona sempre baseado em um estado mais útil baseado em objetivo definidos; e agente com aprendizagem, que é capaz de aperfeiçoar sua próprias ações, através se seu próprio aprendizado com ações passadas.

  1. Faça um resumo sobre Sistemas especialistas: definição, arquitetura, exemplos?

Reposta:

Podemos definir sistemas especialista como sendo um determinado programa que emprega todo o conhecimento humano com objetivo de simular o raciocínio lógico de um especialista de uma determinada área de conhecimento especifica, ou seja, são programas de computador que buscam solucionar problemas dos quais apenas os especialistas humanos seriam capaz de resolver, aplicando assim, conhecimentos específicos e inferências, armazenando a processando todo esse conhecimento adquirido anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (178 Kb)   docx (161.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com