TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interoperabilidade de aplicativos BIM usados em arquitetura por meio do formato IFC

Por:   •  6/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ

ARQUITETURA E URBANISMO

COMPUTAÇÃO GRÁFICA APLICADA A ARQUITETUTA

Profa. HORTÊNSIA GADELHA MAIA

CINTHIA DE SOUSA MARTINS

Resumo:
Interoperabilidade de aplicativos BIM usados em arquitetura por meio do formato IFC

QUIXADÁ

2018


        No texto "Interoperabilidade de aplicativos BIM usados em arquitetura por meio do formato IFC", os autores apresentam um diagnóstico sobre a eficácia dos aplicativos BIM, ArchiCAD (Graphisoft) e do Revit Architecture (Autodesk) por meio do uso do Industry Foundation Classes (IFC), como instrumento de troca de dados. Eles abordam a questão do uso dos recursos de interoperabilidade e também identificam algumas falhas na troca de informações dos modelos arquitetônicos dos edifícios produzidos em aplicativos BIM.

        Os aplicativos BIM têm que possuir robustez na interoperabilidade, pois sem isso a interação entre os que compõem o trabalho é comprometida. O uso do BIM na arquitetura se apoia em parametrização, interoperabilidade e na cooperação dos profissionais que participam desse campo.

        Algumas das dificuldades encontradas do setor da construção civil para o uso do IFC são: a profunda fragmentação do setor, a construção de produtos únicos, a grande variedade de produtos e detalhes, o apego à métodos tradicionais de trabalho e a competitividade. No entanto, o IFC vem sendo bastante utilizado, em virtude das ações efetivas que vêm sendo trabalhadas trazendo melhorias para o mesmo.

        Um dos principais problemas no desenvolvimento de sistemas BIM está na falta de entendimento destes pelos profissionais da indústria da AEC, juntamente com a falta de incentivo e proatividade dos mesmos em se apropriarem destas ferramentas.

        Os principais critérios para a escolha de um software BIM são: capacidade de uma produção completa de documentação do edifício; objetos; e, disponibilidade da biblioteca de objetos.

        O processo de projeto envolve muitas fases e diferentes participantes. Estes necessitam trocar informações ao longo de todo o projeto, da construção e do uso. Porém, dificuldades na troca da informação, devido à baixa interoperabilidade, aparecem como fatores que dificultam o uso dos aplicativos BIM.

        Para que se tenha uma boa interoperabilidade é possível implementar um protocolo internacional de troca de dados, o mais utilizado atualmente é o Industry Foudation Classes (IFC). O uso de padrões IFC atende a requisitos para certas tarefas, porém muitas outras tarefas não são suportadas por este formato. Um dos maiores problemas para a adoção do IFC é a perda de robustez na interface disponível nos aplicativos, mesmo que as falhas sejam poucas.

        O uso destas linguagens de comunicação tem permitido a exploração de ferramentas capazes de ler dados referentes a questões múltiplas de informação do projeto, como questões de acessibilidade, sustentabilidade, eficiência energética, custeio, acústica, térmica e etc.

        A arquitetura do IFC é constituída de uma estrutura modular composta por quatro camadas conceituais. É dentro de cada uma destas categorias que estão em cada nível que as propriedades de uma entidade são decididas. As camadas são: camada de recursos, camada central, camada de interoperabilidade e camada de domínio.

        Um aspecto fundamental do modelo IFC é que este é aberto e projetado para trabalhar com qualquer aplicativo, principalmente o BIM. Entidades de diferentes aplicativos podem ser combinadas e relacionadas de maneira singular, de acordo com definições únicas. Mesmo os aplicativos BIM que são adaptados para trabalhar com o IFC, por apresentarem estruturas de organização de dados diferentes, quando importam um arquivo IFC podem apresentar problemas de tradução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com