TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura do Lugar

Por:   •  4/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 6

2

1 INTRODUÇÃO Para fazer uma leitura da localidade é preciso conceber a evolução urbanística que essa área sofreu para compreender o território. Já para entender seu sentido é preciso vivenciar. O bairro Goiabeiras foi ocupado há mais de 80 anos como área de periferia urbana constituída de baixadas cobertas de manguezais. A partir da década de 1960, com o crescimento desordenado da cidade, a ocupação da área foi intensificada por conta da construção de conjuntos habitacionais pela COHAB (Cooperativa Habitacional Brasileira), para atender a população de baixa renda, e por causa da prática do descarte de lixo em áreas de mangue, que era praticado pelo próprio poder público. Isso acabou ocasionando os aterros sanitários, que consequentemente acabaram se tornando espaço para ocupação irregular que se acentuou a partir da década de 1970, com a implantação do Parque Industrial de Carapina (VITÓRIA EM DADOS). Atualmente, estamos vivendo uma pandemia provocada pelo COVID-19, popularmente conhecido como o coronavírus. Diante disso, essa pesquisa foi executada principalmente a partir de um levantamento documental no site da Prefeitura Municipal de Vitória, a partir da navegação pelo Google Maps e pelo conhecimento territorial da autora dessa pesquisa, pois estuda na faculdade MULTIVIX Vitória, faculdade que está inserida próxima a poligonal. O levantamento de dados foi feito a partir de mapas para um entendimento mais amplo e aprofundado. O trabalho tem o objetivo de fornecer informações específicas da região, ilustrando a situação da localidade através dos mapas para que seja desenvolvido um projeto de intervenção na Praça Darcy José de Sá Filho na segunda parte deste trabalho.

2 LEITURA DO LUGAR

A poligonal está localizada no bairro de Goiabeiras, em Vitória, Espírito Santo como pode ser demonstrado nos mapas 1, 2 e 3. Pode-se observar nesses mapas que a poligonal está inserida próxima onde é produzida uma das mais

3

antigas e expressiva manifestação artesanal de Vitória e do Espírito Santo que é a panela de barro, pois é em Goiabeiras que fica localizado o Galpão das Paneleiras, assim como o campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o campus da Faculdade MULTIVIX – VITÓRIA, fica próximo ao aeroporto Eurico de Aguiar Salles e está pra ser implantado o Parque tecnológico.

O parcelamento urbano da poligonal apresenta quadras muito grandes, com a maioria de suas vias estreitas, sendo os lotes também estreitos e muitas vezes tendo sua ocupação quase total ou não respeitando os afastamentos, como pode ser observado nos mapas 4, 5 e 6. O bairro apresenta lotes estreitos e residenciais em sua maioria, em meio a poucos pequenos comércios e serviços de bairro como pode ser observado no mapa 7. Diante disso, o recorte do bairro Goiabeiras que está sendo avaliado, não apresenta uma área com uso do solo diversificado e atrativo, tornando uma característica desfavorável para a região. Porém, está para ser implantado na região, próximo à área de estudo, o Parque Tecnológico, que segundo noticiado na A Gazeta em abril de 2018, deverá ser uma área mista, composta não só por empresas de tecnologia, mas também por moradias e comércios. Esse fator é super importante para ser considerado na intervenção que irá ser realizada na Praça Darcy José de Sá Filho na segunda parte deste trabalho. A poligonal está inserida em quadro zonas urbanísticas distintas, que são ZPT, ZEIS1, ZAR1 e ZOL1 como pode ser observado no mapa 8. A ZPT é a Zona do Parque Tecnológico, como o próprio nome diz, é uma área destinada para o Parque Tecnológico que está pra ser implantado. Essa zona tem índices de controle urbanístico específicos como pode ser demostrado na tabela 1 a seguir. Já a ZEIS1 é a Zona Especial de Interesse Social em que é ocupada por uma população de baixa renda. Enquanto a ZAR1 é uma Zona de Via Arterial e a ZOL1 é uma Zona de Ocupação Limitada. Essas zonas também têm tabelas de índices de controle urbanístico que podem ser observados na tabela 2 a seguir.

4

Tabela 1 – Índices de Controle Urbanistico ZPT Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória - Secretária de Desenvolvimento da Cidade, 2018. Tabela – Índices de Controle Urbanistico ZAR1, ZEIS1, ZOL1. Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória - Secretária de Desenvolvimento da Cidade, 2018.

5

A área de estudo apresenta um território com bastante fluxo, pois existe uma dinâmica urbana própria dos residentes, além do fluxo da população que frequenta a faculdade MULTIVIX – VITÓRIA, que está localizada no bairro como pode ser observado no mapa 9.

A seguir será demostrado nas imagens 1, 2 e 3 em corte do perfil das diferentes tipologias encontradas dentro da poligonal, que são a via local e a via arterial metropolitana.

Imagem 1 – Corte da Via Local

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória - Secretária de Desenvolvimento da Cidade, 2018.

Imagem 2 – Corte da Via Arterial

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória - Secretária de Desenvolvimento da Cidade, 2018.

6

Imagem 3 – Corte da Via Arterial

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória - Secretária de Desenvolvimento da Cidade, 2018.

A área de estudo não apresenta muitos pontos de apropriação e vivência, como pode ser observado no mapa 10. Apenas como vivência temos a praça ao lado da delegacia da Polícia Civil (Imagem 4), identificada no mapa como número 1. Essa praça é usada pelos moradores como um ponto de encontro, principalmente por idosos durante a tarde até ao anoitecer.

Imagem 4 – Praça ao lado da delegacia da Polícia Civil

Fonte: Google Maps

7

Já a Praça Darcy José de Sá Filho (Imagem 5) é usada como apropriação e vivência, como foi identificado no mapa como número 1, pois como apresenta uma grande área e está localizada próxima a faculdade MULTIVIX – VITÓRIA, os moradores utilizam uma área da praça para vender alimentos durante o noturno para os estudantes que frequenta a faculdade. Além disso, a praça também é utilizada por crianças, adolescentes, estudantes e idosos através do playground, da quadra, academia e as oficinas de dança realizadas na praça.

Imagem 5 – Praça Praça Darcy José de Sá Filho

Fonte: Google Maps

Infelizmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com