TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista de Exercícios Desenho de Máquinas

Por:   •  1/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

2ª Lista de Exercícios

Desenho de Máquinas – 2020.2

1- 

2- Descreva com detalhes sobre os principais critérios de seleção aplicado a um projeto de transmissão de movimento por correias, considerando os aspectos físicos, de materiais, econômicos e quaisquer outros que julgar necessários.

O processo de escolha de uma correia para determinada aplicação envolve normalmente a análise de diversas soluções e a melhor opção é em geral um equilíbrio entre características conflitantes, como durabilidade da correia, custo das polias, espaço físico, etc.

O procedimento para a seleção da correia mais adequada segue a seguinte sequência:

1º) Determinação da potência de projeto  

2º) Escolha do perfil (seção) da correia

3º) Cálculo da potência transmitida por 1 correia

4º) Determinação do número de correias

5º) Determinação do comprimento e especificação da correia

Após obtenção das informações acima, será necessário estimar a vida da correia, os fatores que influenciam a vida de uma correia são: as cargas de tração e de flexão, o número  de  picos  de  carga  e  os  efeitos  centrífugos.  

3- Cite, descreva e explique pelo menos dois tipos de documentação de projeto, abordando em que etapa do projeto eles devem ser elaborados, bem como os dados de projeto necessários para sua confecção.

- Memorial cálculo (Fase inicial/intermediária/final) - é o documento, anexo ao projeto, que descreve em detalhes a seleção de materiais, dimensionamentos/cálculos efetuados até chegar ao resultado final apresentado neste. A memória de cálculo é de suma importância para detectar problemas ou erros de cálculo no projeto executado, bem como para melhor entendimento quando forem necessárias alterações ou gestão do projeto por outro profissional.

- Desenhos do projeto (Fase inicial/intermediária) – descreve em detalhes/informações todos os desenhos aplicados ao projeto.

4- Diferencie projetos baseados em aplicação e projetos baseados em métodos, usando ao menos um exemplo de cada e citando como cada um dos tipos pode colaborar com os conceitos de engenharia mecânica.

- Projetos baseados em aplicação: ele usa de informações já conhecidas/comprovadas por outros trabalhos científicos para fim de embasar um projeto que estou desenvolvendo, os princípios de solução são conservados. (exemplo: coeficiente de Reynolds, não preciso desenvolver e comprovar cada resultado mostrado no ábaco pois já tenho as informações comprovadas e aplicadas em outros trabalhos científicos.

- Projetos baseados em métodos: Nele tenho que elaborar toda metodologia do meu experimento/projeto, calcular todos os meus procedimentos matemáticos, fatores, interfaces, entre outros. (Terei que desenvolver toda as informações científicas do 0)

Exemplo o desenvolvimento de um novo modelo de veículo aeroespacial.

5- Explique quais são os principais parâmetros que devem ser contemplados na verificação de um projeto de engenharia e quais os fatores são mais críticos em tais parâmetros.

Detalhamento do projeto –  é o conjunto de desenhos técnicos que descrevem minuciosamente todos os componentes do projeto mecânico. O primeiro passo ao iniciar esse processo de detalhamento de projeto deve ser um levantamento, seguido de análise, de todas as possibilidades. Assim pode-se mapear ideias semelhantes no mercado para que o projeto a ser executado seja aquele que melhor atende as necessidades do cliente. Em seguida, são determinadas as dimensões das partes do projeto que por sua vez servirão de insumo para elaboração da modelagem 3D. A partir da modelagem é possível gerar as vistas ortográficas do projeto, detalhando cada peça a nível de processo de fabricação. Se for vontade do cliente, é possível realizar um levantamento parcial de custos dos componentes especificados.

Interpretação – No processo de interpretação são verificados todos os desenhos técnicos do projeto. (Se estão seguindo a norma regulamentadora, se as vistas, setas, tracejado, linhas, informações estão corretas, etc)

Após toda verificação dos desenhos técnicos, o produto segue para a etapa de execução onde a montagem dos conjuntos é realizada. ( Os envolvidos nessa etapa devem seguir as especificações dos projetistas)

Finalizada essa etapa, o produto segue para conferência do controle de qualidade, onde são aferidas todas as dimensões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com