TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia

Por:   •  18/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

METODOLOGIA E AUTORES

Titulo

INGREDI CAROLINE FERREIRA DA SILVA

        Orientadora:

CARUARU

2017

3 METODOLOGIA

3.1 Abordagem da Pesquisa

Este estudo compreende revisão integrativa de literatura, considerada ferramenta científica relevante para assegurar a realização de analise uma  social, uma vez que sintetiza os estudos e direcionam estratégias com ênfase ao conhecimento em uma abordagem rigorosa do processo, permitindo a diminuição de possíveis vieses.  Na abordagem do contexto que envolve o problema de pesquisa, foi elaborada a questão norteadora para entrevista no intuito de coletar dados para atingir os objetivos propostos.

A abordagem da pesquisa será quali-quantitativa por analise de entrevistas com assistentes sociais da secretaria e psicólogos. Método que associa análise estatística à investigação dos significados das relações humanas. Permite a interação entre palavras e números (FIGUEIREDO, 2008).

3.2 Local e caracterização da área Pesquisada 

A pesquisa será realizada no centro de referência da mulher Maria Bonita no Município de Caruaru , na rua Felipe Camarão, 93 - Nossa Sra. das Dores.

O Centro de Referência da Mulher Maria Bonita de Caruaru promove ações de formação com profissionais da rede municipal que atuam nos bairros com maior índice de violência contra a mulher no município. Nesta perspectiva, estão sendo realizadas visitas técnicas a unidades como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Postos de Saúde da Família (PSFs). O objetivo é aprimorar a articulação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher com a da Saúde e da Assistência Social, conscientizando sobre a importância do atendimento humanizado e especializado que esteja integrado com a rede e garanta apoio às mulheres vítimas assistidas.

O Centro de Referência da Mulher Maria Bonita conseguiu mapear o índice de violência contra a mulher no município. De acordo com o levantamento, os bairros mais populosos e tidos como classe média são os que mais têm atos de violência, entre os principais estão Centenário, João Mota e Salgado.

Para tentar diminuir a violência,estão  realizadas ações e visitas técnicas, com realização de palestras, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Postos de Saúde da Família (PSFs) destes bairros. As equipes de trabalho dos PSFs já estão sendo treinadas para detectar vítimas de violência doméstica, com abordagem não-sexista às mulheres vítimas foi um dos pontos de diálogo. De acordo com o Centro, o objetivo das ações é “aprimorar a articulação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher com a da Saúde e da Assistência Social, conscientizando sobre a importância do atendimento humanizado e especializado que esteja integrado com a rede e garanta apoio às mulheres vítimas assistidas”,

3.3 Autores:Para fundamentar a pesquisa

ASSIS, Jorge César de. Casal de militares: Lei Maria da Penha e a aplicação de seus institutos projetivos ao direito castrense. Revista Direito Militar, v. 19, n. 117, p. 10-18, jan./fev. 2016. Localização: STJ, STF, TST

Instituto Patrícia Galvão. Percepção da sociedade sobre violência e assassinatos de mulheres. http://agenciapatriciagalvao.org.br/ wp-content/uploads/2013/08/livro_pesquisa_vio lencia.pdf

BIANCHINI, Alice. A qualificadora do feminicídio é de natureza objetiva ou subjetiva? Revista da EMERJ, v. 19, n. 72, p. 203-219, jan./mar. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com