TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

Por:   •  12/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.441 Palavras (18 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 18

1 DEFINIÇÃO DAS PATOLOGIAS DAS FUNDAÇÕES

A patologia das edificações se resume ao estudo da identificação das causas e dos efeitos dos problemas encontrados nas mesmas, elaborando seu diagnóstico e correção. Considerando que a fundação é um elemento de transição entre a estrutura e o solo, seu comportamento está diretamente ligado ao que acontece com o solo, quando submetido a carregamento através dos elementos estruturais das fundações (MILITITSKY, 2008).

O conhecimento de todas as possibilidades de patologias deve permitir uma ação mais qualificada dos diferentes atuantes na vida das fundações, desde profissionais participantes das etapas de investigação, projeto, contratação, fornecimento de materiais, execução e fiscalização do trabalho, até os envolvidos com atividades pós-construção, utilizando a boa prática, normalização vigente, empresas qualificadas, evitando assim o surgimento de problemas.

Dentre os problemas que podem ocorrer, podem ser classificados como: relativos ao solo, relativos a mecanismos, relativos ao desconhecimento do comportamento real das fundações, relativos à estrutura de fundação, relativos às especificações construtivas ou sua ausência, especifico ao projeto de fundação em aterros, relativas à execução das fundações e relativa à degradação dos materiais.

Pode-se afirmar que a ocorrência de patologia e a necessidade de reforço da fundação implicam, além de custos que podem chegar a valores muitas vezes superiores ao custo inicial, em desonra para a obra; abalo da imagem dos profissionais envolvidos na construção; longos, caros e desgastantes processos para identificação das causas e responsabilidades; necessidade de desocupação de prédios; interdição de estruturas, entre outras complicações. São conhecidos casos em que problemas em fundações provocaram a falência das empresas envolvidas.

A ocorrência de patologias em obras civis tem sido observada e reportada com frequência tanto na prática nacional como internacional. Alguns casos clássicos, como o da Torre de Pisa e o da Cidade do México, fizeram a fama de determinados monumentos e locais, tendo sido extensivamente estudados e apresentados em publicações de divulgação e técnicas. No Brasil, as edificações de Santos (São Paulo) merecem menção especial pelos desaprumos apresentados, e têm referências em inúmeras publicações especializadas.

2 INVESTIGAÇÃO DO SOLO

A investigação do subsolo é a causa mais frequente de problemas de fundações. Como o solo é o meio que irá suportar as cargas, identifica-los e caracteriza-los é de suma importância para solução de qualquer problema. Um programa adequado de investigação do subsolo tem seu custo e abrangência proporcional ao valor da obra e complexidade do problema, devendo iniciar o estudo de escritório. Onde dados hidrogrológicos, pedalógicos, geotécnicos, conhecimento regionais e etc. São coletados e comparados, buscando assim identificar as possíveis condições do local onde vai ser implantado a obra.

No Brasil, o programa preliminar é normalmente desenvolvido com base em ensaio SPT. O programa complementar depende das condições geotécnicas e estruturais do projeto, podendo envolver tanto ensaio de campo como de laboratório. Patologias decorrentes de incertezas quanto as condições do subsolo podem ser resultado da ausência de Investigação, Investigação ineficiente ou com falhas, ou da má Interpretação das sondagens.

AUSÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO: mais visto em obras de pequeno e médio porte, em geral, por motivos de custo, a ausência de Investigação do subsolo é uma prática não tolerável, onde deve existir bom senso e vontade de fazer direito, já que a Investigação é imprescindível para criações de obras de diferentes portes.

Problemas típicos decorrentes de ausência de Investigação para diferentes tipos de fundações

INVESTIGAÇÃO INSUFICIENTE: Número insuficiente de sondagens ou ensaios para áreas extensas ou de subsolo variado. Profundidade de Investigação insuficiente, não caracterizando camadas de comportamento distinto. Propriedades de comportamento não determinados por necessitar ensaios especiais. Quando não existe situações com grande variações de propiedades, o uso de normas (ABNT NBR 8036/1983), a experiência e o bom senso devem servir de guia para evitar possíveis problemas.

INVESTIGAÇÃO COM FALHA: Na realização de sondagem são relativamente comuns: os erros na localização do sítio da obra, localização incompleta, adoção de procedimentos indevidos ou ensaio não padronizado, uso de equipamento com defeito, má descrição do tipo de solo, etc. Erros a partir dos procedimentos fraudulentos de geração de resultados como por exemplo: posição de rocha não prevista, negas diferentes das do projeto, comprimento de estacas diferentes do projeto, presença ou ausência de água no subsolo é etc. Interpretação inadequada dos dados do programa de investigação.

3 ANÁLISE DO SOLO PARA FUNDAÇÕES

Todos os tipos de solos provem da decomposição das rochas, decorridas pela ação das intempéries. Quando o solo for carreado por ações das chuvas, rios e ventos, denomina-se solo do tipo transportado. Caso o solo permaneça no local ao qual se deu o fenômeno de decomposição, ele é denominado como solo residual. Devido as diversas distinções dos tipos de solos existentes e suas respectivas variações, tais como: Partículas; Constituição mineralógica; Granulometria; Umidade; Índice de vazios; Tensão admissível; Compactação; Classificação.

A análise do solo para fins de projeto ou execução de um determinado tipo de fundação, deve proceder através das seguintes investigações: em Campo e em Laboratório, segundo a NBR 6122.

Ao longo do tempo o estudo do solo e suas propriedades tem sido cada vez mais profundo, a engenharia tem buscado o entendimento especifico de cada tipo e seu comportamento quando estão submetidos as tensões transmitidas pelos elementos de fundação.

INVESTIGAÇÃO EM CAMPO: Para identificar e classificar os solos, há necessidade de executar ensaios “in situ”. As investigações em campo têm como objetivo verificar quais os tipos de solos existentes nas camadas do subsolo do terreno, buscando um conhecimento detalhado quanto à classificação do solo existente e suas propriedades. A determinação das propriedades podem ser determinadas tanto em ensaios de campo quanto a ensaios em laboratório. Alguns dos ensaios de campo que mais se destacam são:

• Standard Penetration Test

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com