TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL

Por:   •  2/6/2018  •  Monografia  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DO PORTAL ACADÊMICO

UNIPAC-TO

DISCIPLINA : PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL II

PROF: ROBERTO G. MARQUES

  1. QUAL É A DEFINIÇÃO DE SENTIMENTOS NUMA PERSPECTIVA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL? ( ELABORE A SUA RESPOSTA UTILIZANDO COMO REFERENCIA O CAPITULO DE SKINNER SOBRE SENTIMENTOS NO LIVRO : QUESTÕES RECENTES NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTAL.)

Ha uma falso conceito de que o Behaviorista não tem sentimentos, apesar de ter alguns que assumem que não tem. Porém isso é um erro de interpretação em relação a essa idéia.

Os Behavioristas metodológicos assim como os positivistas lógicos argumentam que a ciência deve se restringir a eventos passivos de serem observados por duas ou mais pessoa, e que a verdade tem que ser verdade pela concordância, então aquilo que é visto através da introspecção não se qualifica como tal.

Skinner faz uma critica relevante a outras linhas de pensamentos que usam processos mentais como método de tratamento.

Skinner deixa claro que de fato existe um mundo privado de sentimentos estado da mente num mundo privado que esta fora de alcance de uma segunda pessoa, ou seja, da ciência, isso não é de fato uma posição satisfatória, pois a maneira como as pessoas sentem é tão importante como o que elas fazem.

O Behaviorista radical nunca assumiu essa posição, uma vez que acredita que o sentimento um tipo de ação sensorial, assim como ver, ouvir; quer dizer que dispomos de outras formas de saber o que estamos sentindo, ou seja, as sensações corporais.

No entanto não podemos por nos mesmos saber o que estamos sentindo, no entanto usamos respostas verbais como exemplo; e sabemos que respostas verbais são contingências especiais de reforçamento.

Skinner nomeia os sentimentos como eventos privados, como com exemplo a gente não pode apontar uma dor e sim fazer inferência dela a partir de algum acompanhamento publico, uma vez que eventos públicos raramente se coincidem de maneira exata.

Skinner diz ainda que palavras que designam sentimentos não são ensinadas com tanto sucesso quanto as palavras que designam objetos, e talvez seja por isso que filósofos e psicólogos concordam quando falam sobre sentimentos e estados da mente.

No texto Skinner deixa de forma clara que o sentimento ou o sentir não é uma causa inicial, e muitos confundem isso porque nos o sentimos enquanto estamos nos comportando.

A analise do comportamento nos favorece a compreensão que no passado que os sentimentos eram uma forma para esclarecer os papeis do ambiente passado e presente, por exemplo: eu não choro porque eu estou triste, mas sim porque algum evento aconteceu para me deixar triste anteriormente.

Concluo então que ha outras formas se retratar o sentimento e de descrever o que sente, ate para que a pesquisa aconteça de maneira mais satisfatória e que fique claro pra que quando outra pessoa possa avaliar o que isso quer dizer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com