TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DAS CORES

Por:   •  27/11/2019  •  Artigo  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS

ARQUITETURA E URBANISMO

PSICOLOGIA DAS CORES

MANAUS-AM

2016

ANA JULIA DE SOUSA CORRÊA

JEAN RODOLFO COTA DOS SANTOS

JUSSARA CAROLINA RIBEIRO ALBUQUERQUE

MELISSA IZABEL BOTELHO GOMES

STEPHANIE DA COSTA CHAVES

PSICOLOGIA DAS CORES

[pic 1]

MANAUS-AM

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

1.        DESIGNER DE INTERIORES        6

2.        PSICOLOGIA DAS CORES        6

2.1        SIGNIFICADOS DAS CORES        7

2.2        A IMPORTÂNCIA DAS CORES NOS AMBIENTES        9

2.2.1 CONFORTO AMBIENTAL        10

2.3 CONSEQUÊNCIAS DO MAU USO        10

CONCLUSÃO        12

RESUMO

Designer de Interiores é um ramo especializado em decorar espaços internos de diversos ambientes. Um aspecto bem importante para o disigner são as cores, que será o tema abordado nesse artigo. Usaremos o método comparativo que consiste investigar coisas ou fatos e explica-los segundo suas semelhanças ou diferenças. Assim, utilizaremos para comparar os benefícios e malefícios do uso das cores em diversos ambientes, juntamente com seus significados. Entendemos que as cores não é simplesmente um críterio insignificante de um projeto e sim de extrema importância, pois tem o poder de influenciar positivamente ou negativamente em um negócio, ou até mesmo na questão psica de seus clientes. Tem o objetivo de promover a satisfação do cliente promovendo um conforto ambiental.

Palavra-Chave: Cores – Benefícios – Ambientes – Designer – Conforto.

INTRODUÇÃO

A psicologia das cores é um dos mais interessantes aspectos de marketing. Hoje em dia a maioria das pessoas consiste em adequar o comportamento humano através da tendência das cores. Em um estudo intitulado Impacto das Cores no Marketing, os pesquisadores descobriram que 90%dos julgamentos precipitados feitas de produtos podem ser baseados na cor.  Nesse artigo abordaremos assuntos que falam da grande influencia das cores, seja no aspecto psíquico ou no fisiológico ,associando espaço, sentido, afeto, intelectualidade e nas preferências. Qual o significado das cores? De que forma elas influenciam na vida social? A importância das cores é de fato algo presente no dia a dia, entretanto muitas dúvidas ainda seguem até os dias de hoje; portanto ao desenvolver  as pesquisas, gera-se uma autodescrição sobre o comportamento humano e as consequências das cores para a sociedade.

  1. DESIGNER DE INTERIORES

O design de interiores é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos (cômodos de casasescritóriospalácios etc.). Consiste na arte de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira, do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneirospintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.

  1. PSICOLOGIA DAS CORES

A psicologia das cores é o estudo sobre os efeitos das cores no nosso dia a dia. As cores expressam sentimentos, transmitem emoções, despertam desejos, vontades e influenciam em nosso comportamento. “Cor é a sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão” (FERREIRA, 2013, P.20). Segundo muitos estudiosos, a cor pode ser considerada como uma sensação. Farina (1990, p.21) define cor “como uma sensação visual oferecida pela natureza através da irradiação dos raios de luz”.

A psicologia das cores no design funciona para entendermos melhor os significados das cores, como eles ajudam a representar os valores de um produto, serviço ou marca, a passar um conceito ou ideia ao consumidor.

As cores têm que representar a personalidade da marca, a imagem que ela quer passar ao seu público-alvo. Transmite credibilidade, profissionalismo, confiança, e podem ser um fator determinante no sucesso ou fracasso da empresa. Especialistas como Achilles Fernandes, arquiteto e designer de interiores, admitem que a cor deva ser pensada em qualquer trabalho.

  1. SIGNIFICADOS DAS CORES

Desde crianças, somos expostos ao estímulo visual das cores, que fazem parte do nosso cotidiano. Muitos se perguntam: qual é o significado das cores? Apesar de seus significados serem muito subjetivos, estudiosos definiram alguns supostos significado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com