TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Patologia das Construções

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo : ANÁLISE DAS PATOLOGIAS PRESENTES NA EDIFICAÇÃO DO CAMPUS II DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO.

        O artigo trata-se de uma pesquisa sobre levantamento de patologias existentes na edificação da universidade Unemat campus de Barra do Bugres, discutindo seus possíveis diagnósticos, buscando identificá-las de forma subjetiva através de referências patológicas semelhantes as encontradas na edificação. A principio o estudo se baseia nas definições do que são patologias na construção, uma das causas são do envelhecimento natural, acidentes, imprudência de profissionais e/ou usuários que optam pela 4 utilização de materiais que não correspondem às especificações desejadas, ou não realizam a manutenção adequada, muitas vezes por razões econômicas, falta de informações a respeito de sua necessidade.

        É preciso entendimento teórico que dará suporte para o melhor entendimento da análise em questão. Para melhorar o não aparecimento de patologias é de grande importância para a busca efetiva de qualidade dos processos construtivos e na melhoria da habitabilidade e durabilidade das edificações.

        No desempenho é relevante que todo o processo da obra atendam às exigências e as normas técnicas vigentes, que determina encargos a cada profissional envolvido no empreendimento, segundo a norma técnica NBR 15575 (ABNT, 2013). Através do desempenho o comportamento em uso de uma edificação e de seus sistemas, que poderá sofrer variações de um local a outro, variando conforme desenvolvimento das etapas de projeto.

        As manifestações patológicas, estão diretamente ligadas à fragilização do desempenho das construções, esta fragilização está diretamente relacionada com os danos construtivos que aparecem na edificação ao decorrer do tempo. Quando se identifica a patologia há intervenção técnica para reajustar a edificação. Prolongando a vida útil da edificação é necessário ficar observando quais manutenções são necessárias para evitar degradação e retardar a manutenção.

        O diagnóstico das patologias são tratados por identificação da natureza e origem das deformidades, caracterizado por ser uma etapa de difícil concepção. Permite estipular  critérios quanto ao estado de conservação do edifício, auxiliando na tomada de decisão quanto ao tipo de intervenção adequada a cada situação que nos deparamos.

        Para a analise da edificação foi feito visita in loco com registros fotográficos e relatórios no intuído de observar as condições que a edificação se encontra. Registrou-se as manifestações patológicas e o nível de deterioração dos elementos construtivos com desempenho insatisfatório que cada área apresentava logo após foram analisadas e comparadas a referencias.

        Todas as manifestações foram catalogadas para serem diagnosticadas e logo após um estudo sobre o histórico da edificação em questão. Constatou que era uma unidade hospitalar que ficou em desuso em um período de 10 anos para desinfecção do local, assim varias patologias são em decorrência do desuso do local e não havendo manutenção constante.

        Foram mapeados os elementos por grupo que são: estruturas, vedações internas e externas, forros e pisos, a cobertura da edificação não foi inclusa nesta análise de manifestações patológicas devido a impossibilidade do acesso a mesma, entretanto com as pesquisas realizadas será possível a verificação da possibilidade de alguma patologia ser fruto do mal desempenho da cobertura da edificação e seus elementos.

        Entre as manifestações mais encontradas no sistema estrutural da edificação, se pode citar as fissuras e trincas que foram ocasionadas pela movimentação da estrutura e fundação, conclui-se como está sendo a causa das manifestações devido as análises visuais realizadas in loco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com