TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Social

Por:   •  28/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  1.   Avaliação a Distância (AD)

   

Unidade de aprendizagem: Logística

Curso: Administração

Professor: ADENIR SIQUEIRA VIANA

Nome do aluno: KEISE CLEITON DA ROSA GONÇALVES

Data: 24/02/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (3,0 pontos)

Na Unidade 4 do nosso livro didático, encontramos a seguinte afirmativa:

 “A logística reversa é um dos campos mais discutidos na atualidade. Seja por força da norma ISO 14000, que trata de questões ambientais, ou por uma questão de competitividade. Nos dias atuais, o interesse pela reciclagem tem crescido muito na população em geral. Não é raro perceber, em vez de latões de lixo, recipientes preparados para receber vidro, plástico, metais etc. Pode-se notar uma mudança de hábitos na população em geral.”

Realmente, questões ligadas ao reaproveitamento e mesmo consumo consciente estão presentes intensamente nas redes sociais, empresas de vanguarda, como é o caso da Gerdau, que juntamente com a Ong Akatu, divulga em seu site: “Consumo consciente é ter em mente os impactos provocados pelo consumo. O consumidor pode, por meio de suas escolhas, maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Em outras palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade“.

(GERDAU. Consumo consciente. Disponível em:<https://www.gerdau.com.br/meio-ambiente-e-sociedade/faca-sua-parte-consumo-consciente.aspx>. Acesso em: 05 mai. 2014.)

Com objetivo de verificar práticas de mercado em relação ao nosso conteúdo programático, pesquise e identifique (em sites, literatura ou visitas presenciais) pelo menos duas empresas: uma Indústria e outra de Comércio / Distribuição ou Serviços que já adotam práticas de Logística Reversa, levantando as seguintes informações (geralmente disponíveis no site das mesmas):

 

a) Dados da Empresa: Segmento de Mercado (o que faz, revende, conserta, etc), região de atuação, localização (base) principal e/ou perfil de clientes (1,0 pontos).

Empresa A - Companhia Siderúrgica Nacional, CSN, atua nos setores de siderurgia, mineração, cimento, logística e energia, utiliza sucata para obter o aço, que é seu principal produto. Esta multinacional atua nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Piauí, Ceará e Pernambuco, também nos Estados Unidos, Alemanha e Portugal.

Sua principal planta Siderúrgica é a Usina Presidente Vargas (UPV), localizada em Volta Redonda-RJ.

Empresa B - OI – Empresa de telecomunicações e comércio de aparelhos (celulares/modens/telefones fixos e etc.), esta empresa possui a pratica de logística reversa que consiste em recolher lixo eletrônico, tanto de seus clientes quanto os produzidos por ela mesma, que são baterias de celulares, telefones antigos, e etc. Possui fábricas de reciclagem instaladas nos Estados do RJ, GO, AM, PE e RS, atendendo a população brasileira em geral.

 b) Práticas adotadas de Logística Reversa – empresa A (1,0 pontos)

        A CSN utiliza sucata, que é parte integrante do processo produtivo, chegando, em alguns casos, a representar 80% da matéria-prima básica para a produção de novas chapas de aço. Este fator facilita em muito a reciclagem do material, pois existe um grande mercado em torno da sucata de aço no Brasil, representado por inúmeros sucateiros de pequeno, médio e grande porte que compõem uma rede descentralizada que abrange todo o Brasil, com pontos de recepção e encaminhamento de sucata de aço.

c) Práticas adotadas de Logística Reversa – empresa B (1,0 pontos)

A OI já disponibilizava sistemas de coleta de aparelhos usados em suas lojas. Só no ano passado, encaminhou mais de três mil toneladas de entulho eletrônico – aparelhos celulares, acessórios e baterias – para a reciclagem. Em 2014, a empresa estabeleceu parceria com a empresa Descarte Certo, para recolher e reciclar algo em torno de 1 200 toneladas mensalmente. Inclusive os eletrônicos que utiliza em suas operações.

A empresa investiu cerca de R$ 10 milhões para erguer cinco fábricas que irão reciclar lixo eletrônico, no Brasil, cuja operação estava prevista para 2014, e também investimentos em conscientização da população quanto ao descarte de baterias em suas lojas.

Questão 2  (3,0 pontos)

Segundo nosso livro didático, “A logística reversa está sendo subdividida em logística reversa de pós-consumo e logística reversa de pós-venda como seus dois principais canais”. Considerando as informações levantadas na questão 1 e com base na figura 4.4 (p. 118) do nosso livro didático:

a) Classifique as práticas de Logística Reversas das empresas A e B, justificando sua resposta. (1,5 pontos)

Empresa A – A prática de Logística Reversa praticada pela CSN é a Logística do Pós-consumo, por questões estratégicas, como explicadas acima, o aço reciclado é mais barato que manufaturar o minério da natureza, este aço advém de todo território nacional, dos diversos pontos de coleta, eram resíduos inservíveis, tanto de indústrias como de produtos, cuja utilidade ou vida útil já acabaram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (337 Kb)   docx (88.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com