TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção e destinação de resíduos sólidos

Por:   •  8/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

MEIO AMBIENTE

ALUNOS: AMANDA VICTÓRIA, JULIE NOLASCO, PAULO RICARDO SANTOS FLOR E TALITA SANTANA COSTA

PRODUÇÃO E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Goiânia – Goiás

2018

Amanda Victória, Julie Nolasco, Paulo Ricardo Santos Flor e Talita Santana Costa

PRODUÇÃO E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

[pic 1]

Goiânia – Goiás

2018

        Introdução

        Desde o começo das cidades medievais, o problema do lixo e das condições básicas de saneamento e tratamento da água foram um grande problema para a sociedade, matando milhares de pessoas por doenças causadas pelo estilo de vida precário que a falta de descarte correto de dejetos infligiu.

        Entretanto o problema se intensificou com a Revolução Industrial e a urbanização extensa que ocorreu nesse período. Estava começando uma nova era movida pelo consumismo, super exploração dos recursos naturais do planeta terra, produção exagerada de bens materiais e como consequência a criação de dejetos que depois de usados são descartados pelas pessoas.

        Cria-se então um ciclo linear de exploração e descarte, onde os recursos naturais são cada vez mais explorados e o meio ambiente é pressionado a conviver com o impacto que os resíduos dessa nova produção causam. Atualmente se vê um aumento da população mundial acompanhado de um aumento significantemente maior do lixo produzido.

        Histórico

        Como dito anteriormente, a Revolução Industrial foi o começo de uma intensa criação de resíduos. No Brasil, esse processo foi acompanhado de um êxodo rural intenso, causando o aumento das cidades e a precariedade dos padrões de vida da maioria da população e o aumento dos resíduos urbanos.

        O aumento da população exige uma produção mais intensa de alimentos e produtos industrializados, contribuindo, assim, para o aumento dos resíduos sólidos, com consequências desastrosas para o meio ambiente e para a qualidade de vida da sociedade. Assim, o lixo urbano se torna um dos principais problemas ambientais atuais.

        De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,2005), 76% do lixo residencial em cidades brasileiras, não tem recebido tratamento adequado, podendo ser facilmente encontrado nas ruas, lotes, rios ou outros locais impróprios, prejudicando a população local, os moradores da cidade em geral e, o próprio espaço urbano.

        Geração e tipos de resíduos  

        Domiciliar: Lixo residencial diário da população, muitas vezes compostos de restos de alimentos ou produtos industriais usados no dia-a-dia.

        Hospitalar: Lixo descartado de hospitais ou outros estabelecimentos de saúde. Consiste em luvas, seringas, gazes e outros produtos que são considerados contaminados. Devido a esse fator, esse tipo de resíduo geralmente é incinerado, recebendo tratamento especial pelo risco á saúde que a reutilização ou o descarte inadequado do mesmo pode causar ao ser humano.

        Industrial: Resíduos produzidos na indústria. Como o hospitalar, esse tipo também deve ser tratado de maneira correta, devido ao risco de exposição químicos que afetam tanto o ser humano, quanto o meio ambiente se descartados de maneira inadequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (134.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com