TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DO RELÓGIO

Por:   •  27/9/2018  •  Bibliografia  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DO RELOGIO

A Praça do Relógio será um espaço de integração urbana. Ela oferecerá à cidade um local para o lazer contemplativo, arte e cultura, que será desfrutado mais intensamente por moradores e por publico em geral, que ali circula diariamente por ser um local central da cidade e por ter uma estação do metrô. Em virtude de sua sensibilidade, a praça deve promover a qualificação e integração da população. O praça terá espaços de recreação, lazer, espaços de encontro, esporte, espaço de leitura/brinquedoteca. mantendo-se o caráter de  

O plano geral da área da praça e um ininterrupto espaço fluido. Os espaços se movimentam sobre os outros espaços estendendo-se numa sucessão de cenários que não permanecem confinados em si, mas que se justapõem uns aos outros gerando assim uma composição muito mais complexa visualmente, infundindo à paisagem uma energia sutil e subjacente.

 O acesso à praça será livre de todos os ângulos, Um caminho sinuoso foi demarcado para ligar cenários e vistas distantes. Nas regiões quente-secas a presença da água é imprescindível. Aqui, ela é utilizada na forma de espelho que brincam com a rigidez formal do espaço externo, além de garantir a umidade do ar tão necessária a criação de um microclima mais ameno onde o efeito refrescante da vegetação só vem a acrescentar abrigo da radiação solar quente e conservar o frescor advindo de sua presença, que será implantado no meio da praça, e no centro do espelho d’água ficara o Relógio que e o marco da praça.

Nos caminhos a um volume de árvores localizadas de forma que define a estrutura da paisagem, funciona tanto como fator bioclimático ao clima quente e seco da região no tocante à radiação solar no sentido de captação de luz no inverno e como proteção do sol no verão, controle de ventos, amenização do clima e umidade do ar.

A praça terá um eixo central que corta ela ao meio ligando os quatro lados, assim possibilitando e facilitando o acesso do público. E terá canteiros que neles será implantado: Playground lúdicos, pista de skate , canteiros de flores aromáticas e Etc. e ao lado norte da praça em cada extremidade terá um café/lanchonete e uma brinquedoteca que seu formato será curvo e será trabalhado o telhado verde ou jardim suspenso semi enterrado de forma que o telhando vai caindo e se transformando em canteiros, é um sistema construtivo que consiste em uma cobertura vegetal de grama, outras plantas ou ainda hortas para a produção de alimentos colocadas em lajes ou telhados. A sua principal função é diminuir as ilhas de calor presentes nos centros urbanos. Os benefícios do telhado verde são inúmeros.

O projeto em sim expressa uma habilidade geométrica precisa, com uma concepção de eixos cruzados, que serve de contraponto a sensação de naturalidade da praça.

Nas regiões quente-secas a presença da água é imprescindível. Aqui, ela é utilizada na forma de espelho que brincam com a rigidez formal do espaço externo, além de garantir a umidade do ar tão necessária a criação de um microclima mais ameno onde o efeito refrescante da vegetação só vem a acrescentar abrigo da radiação solar quente e conservar o frescor advindo de sua presença.

Acrescenta-se a eles, a localização cuidadosa e artística de grandes volumes de massas arbóreas e assim é definido um plano paisagístico. Desse modo, e numa sucessão de recursos aplicados é que buscamos relacionar a arquitetura à paisagem circundante, estabelecendo um diálogo franco e direto, buscamos capturar a essência das antigas paisagens com seu senso de naturalidade, reverência a tranquilidade, e construir um projeto que expresse a filosofia do nosso tempo, apropriando-se de nossas realidades cultural e social, climática e fitogeográfica, colocando o homem diante da própria Natureza e de sua própria energia vital.

PROGRAMAS DE NECESSIDADES

        Através da leitura do local, foi identificada diversas potencialidades e também limitações na praça que serão trabalhadas. Que terá a seguinte estratégia:

  • A praça terá um eixo central que corta ela ao meio ligando os quatro lados, e interligando com o prédio do centro cultural, assim possibilitando e facilitando o acesso do público.
  • Em toda a sua volta terá a calçada que interliga o prédio do centro cultural que fica localizado logo a sua frente,  para que haja fluidez de circulação dentro do contexto praça e centro cultural e sua redondeza.
  • O estacionamento publica foi posicionado estrategicamente nas laterais leste e oeste da praça e do centro cultural, facilitando o acesso, e interagindo com o contexto urbano.
  • Ao logo da praça terá bebedouro e bicicletários, o que estimula a utilização de meios de transportes alternativos.
  • Terá um quiosque que será um café/lanchonete e com espaço para mesas e cadeiras, para convívio, e WC para que o usuário seja bem atendido, e satisfaça o fluxo de serviços básicos no mesmo local e seu formato e curvo e será trabalhado o telhado verde ou jardim suspenso semi enterrado de forma que o telhando vai caindo e se transformando em canteiro.
  • E terá um outro espaço que será a brinquedoteca, que terá a mesma tipologia do quiosque do café/lanchonete.  
  • No centro da praça terá o espelho d’água e em sua volta um banco que contorna toda a sua circunferência e com floreiras de plantas aromáticas.
  • No centro do espelho D’àgua ficara locado a torre do Relogio que e o marco da praça, vamos manter a suas características históricas e atuais.
  • Terá uns canteiros de formato de pétalas de flores que neles será implantado playground pista de skate e canteiros livres com arvores para  sombrear, que servirá de área de contemplação.
  • Na mesma area da praça será locado o prédio do Centro Cultural e da administração Regional de Tuaguatinga.
  • No prédio contemplara com teatro sala de galeria, café, Administração de Taguatinga.

DELIMITAÇÃO DA ÁREA A SER INTERVIDA

                         A área a ser intervida está localizada em Taguatinga DF, que será a área da praça do Relógio e da Administração Regional de Taguatinga, que fica na região central da cidade. Atualmente a praça, além de um espaço de permanência, agrega variadas funções, dentre elas: é um local de encontros e trocas, comércio regular e ambulante, acesso ao transporte coletivo, e abriga a sede da Administração Regional de Taguatinga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (363.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com