TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  13/12/2021  •  Resenha  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CADM - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

DOCENTE: DERANOR OLIVEIRA

Daniela Siqueira Ramos

ESTUDO DIRIGIDO 1 – O Gerente e a Administração

  1. Descrever o que é administração, por que ela é importante, o que os gerentes fazem e como utilizam os recursos organizacionais de maneira eficiente e efetiva para atingir os objetivos organizacionais.

    Planejar, organizar, direcionar e controlar são características da administração, ou seja, é o ato de administrar, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Para Harold Koontz, administrar é a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos organizados formalmente.
    Sua importância é pautada no processo de fluir conduzir o comportamento das pessoas para garantir o crescimento, sobrevivência e a saúde nas organizações, sendo estes aspectos de suma importância para qualquer organização.
    Responsáveis por um departamento específico de uma empresa, os gerentes possuem suas funções pautadas no PODC, planejar, organizar, dirigir e controlar, tendo sempre em vista o melhor desenvolvimento da organização.
  2. Distinguir entre planejar, organizar, liderar e controlar (as quatro principais funções gerenciais) e explicar como a capacidade dos gerentes de lidar com cada uma delas pode afetar o desempenho organizacional.

    Planejar, organizar, liderar e controlar, são as quatro principais funções em que o processo administrativo é baseado.

Planejamento é o processo pautado em definir as metas e objetivos, quais os meios adequados para atingir esses objetivos através dos recursos disponíveis.
Organização é definir como o trabalho será realizado, a partir de critérios previamente estabelecidos. Este processo gera uma estrutura de relações funcionais, permitindo que os colaboradores se distribuam em grupos e desempenhem tarefas específicas e de acordo com seus cargos.
Liderar é onde ocorre a articulação de uma visão clara da organização, transmissão de energia para os membros e os capacitam. É o processo de realizar atividades e utilizar recursos para atingir os objetivos.
Controle está associado ao processo de assegurar a realização dos objetivos e identificar a necessidade modificá-los.
 

  1. Diferenciar entre três níveis de administração e entender as responsabilidades dos gerentes em diferentes níveis na hierarquia organizacional.

Possui 3 níveis de gerência que se mostram de modo mais claro e evidente, são eles os gerentes de primeiro nível, os gerentes de nível médio e os diretores. Cada nível possui diferentes e específicas habilidades para conseguir lidar e operar dentro das suas atribuições.
Gerentes de primeiro nível ou supervisores se responsabilizam por supervisionar diariamente os demais funcionários que não exercem cargo de gestão, além de executarem atividades específicas, que possuem importante relevância na organização.
Já os gerentes de nível médio são encarregados de distribuir e fazer uso dos recursos disponíveis da melhor forma possível. Também auxiliam os gerentes de primeiro nível e os demais colaboradores, visando maximizar a eficiência do uso dos recursos, com finalidade de reduzir os custos da organização e dispor de um serviço de qualidade. se encarregam de distribuir e utilizar da melhor forma possível os recursos disponíveis, o que inclui também o fator humano.
Por fim se encontram os diretores, possuem responsabilidades que traçam o rumo de toda a organização, decidem os ser serviços que serão prestados, monitoram os gerentes de nível médio, observado como está o desempenho de cada departamento e como está a contribuição para atingir as metas e objetivos. Se responsabilizam também pela relação e monitoramento das áreas da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com