TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DA FIBRA DE BORRACHA EM PAVIMENTAÇÕES

Por:   •  28/6/2022  •  Dissertação  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

REDE DOCTUM DE ENSINO

ENGENHARIA CIVIL

EVERTON SOUZA DE OLIVEIRA

A UTILIZAÇÃO DA FIBRA DE BORRACHA EM PAVIMENTAÇÕES

JOÃO MONLEVADE

2022

INTRODUÇÃO

A evolução técnica da engenharia das estradas vem possibilitando que a maior parte dos transportes seja sobre vias bem pavimentadas.

A definição de pavimento, vem da construção de uma via constituída de uma ou varias camadas, capazes de suportar grandes esforços causados por fenômenos naturais e por veículos de grande e pequeno porte.

De acordo com a necessidade a composição do asfalto é alterada sendo acrescentados novos modificadores: fibras, fíleres ou borrachas.

O pavimento asfáltico é o mais conhecido, sendo conhecido também como pavimento flexível, sendo chamado assim pela sua composição, uma mistura de agregados e liga asfáltica.

Visando a questão ambiental e buscando reduzir os danos resultantes. Atualmente a utilização de matérias ecologicamente sustentáveis no pavimento é extremamente importante para reduzir os danos ambientais. Assim a utilização de não renováveis ganha outras opções de uso, trazendo medidas mais renováveis, visando a conservação do meio ambiente como também o bem estar da população.

Com isso a utilização da borracha na mistura de pavimentos das rodovias, foi uma das soluções para ajudas nesse avanço sustentável, levando em consideração a grande quantidade de pneus descartados no Brasil e no mundo(curiosidade) e visando melhorias de baixo custo nas obras.

CURIOSIDADE

 Desde 1997, foi descoberto um aglomerado de lixo chamado de Ilha do Lixo. É uma região do oceano Pacífico, que em 2013, tinha aproximadamente 3,4 mil km².voando para 2018, o depósito de resíduos plásticos que flutua no oceano, foi estimado em conter pelo menos 79 000 toneladas de material espalhadas por 1,6 milhões km²  e não para de crescer. Na ilha do lixo é possível se encontrar cerca de 1900 pneus flutuando no monte de lixo, o que equivale a quase 2km de asfalto borracha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com