TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cidade na região

Por:   •  23/3/2017  •  Resenha  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE
PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO 5

ANA PAULA VAZ, 5127698
RESENHA CRÍTICA: A CIDADE NA REGIÃO

        O termo de Cidade Regional nasceu com polímata, denominado Patrick Geddes, um dos grandes mentores do Planejamento Urbano, que cria vários conceitos, entre eles, o de Megalópes.

        Junto de outros sociólogos franceses, extraiu o conceito de região natural, de que é um exemplo a sua famosa seção de vale. E importa notar, segundo o texto, página 162, que, como eles, preferiu estudar a região em sua forma mais pura. Assim, segundo Gueddes, o planejamento deve estabelecer com o levantamento dos recursos de uma determinada região natural.  

        Embora, tudo se pareça fácil do entendimento geral, o pesquisador estabelece que o enfoque elementar dos levantamentos deve se encontrar, todas as ocupações ligadas fortemente à natureza, e ela pertencia a base para a reconstrução e união da vida social e política.

                 “O levantamento procede o Plano”, GUEDDES

        Em um de seus estudos e debates com os companheiros de estudo e planejamento, o francês, reafirmava que as pessoas deveriam se organizar de maneira mais social e cooperativa, apreendendo a gerir produtos em áreas que não pertencem a eles assim como movimentar os comércios entre si. Todo esse feito, seria para promover de volta a união entre as grandes cidades, já as novas tecnologias neotécnicas estavam, segundo ele, dispersando os povos que habitavam nestas regiões.

        O crescimento era tão grande, que começara às ruas invadirem os campos, o que segundo suas visões, deveria ser o contrário: o campo invadir as ruas, deixando assim as cidades crescerem de forma harmoniosamente botânica.

Foi logo após este período, na década de 20, que Geddes junto com Mumford, Clarence Stein, Benton Mackaye e Charles Harris, que se fundou a RPAA, com alguns objetivos, dentre eles: a criação de cidades-jardins, desenvolvimento de planos regionais, levantamento de algumas bacias entre outros. Após este feito, houve muitas novidades, dentre elas: a primeira publicação da revista The Survey.

Partindo daí, nesta mesma década, houve um dos maiores conflitos neste ramo, entre Thomas Adams, um dos fundadores do planejamento urbano e o grupo RPAA.  Para Adams, o plano Regional devia ser um conjunto de controles brandos sobre os abusos do mercado, e rejeitavam a idea adotada por Gueddes da Cidade Jardim como solução geral.

        O primeiro caso concreto de todo o estudo deles, não se deu em terras americanas e sim em terras Europeias, em especial na cidade de Londres, onde a visão de Mumford se concretizou.

        Em virtude de todos estes fatos mencionados, em uma visão particular, pode se concluir que as ideias instauradas pelo polímata Patrick Geddes, é uma das formas mais claras e firmes para se instalar quaisquer mudanças no âmbito do desenvolvimento regional, assim como, o social e político, uma vez que seus levantamentos são a base de bons projetos e novas transfigurações, já que para qualquer mudança feita, deve-se fazer o estudo, analise crítica do que se tem, do que se vai ter, além do respeito com a história do lugar em que se pratica as lições deixadas por ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com