TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A emergência de uma nova ruralidade nas sociedades modernas avançadas.

Por:   •  9/7/2017  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexões sobre Diversidade e Diversificação-Agricultura, Formas Familiares e Desenvolvimento Rural

Sergio Schneider

        O presente artigo possui como principal linha de argumentação a diversificação da atividade econômica ocorrida no Brasil, principalmente as mudanças ocorridas no campo como desenvolvimento agrícola. O texto descreve uma etapa de intensa atividades produtivista agrícolas, e que também é mencionado no trabalho de Wanderley, evidenciando uma série de problemas para a formação da estrutura social e agrária do rural no Brasil, vindo acarretar graves prejuízos econômicos e sociais

        Como principal ponto de discussão do artigo é o incentivo a diversificação da produção e seus benefícios, assim também como a pluratividade no espaço rural, tendo como plano de fundo real um ambiente de desigualdade da ruralidade brasileira. Para o autor, existem inúmeras maneiras e níveis para que haja uma diversificação no campo, e de acordo com que se avança nesse propósito os agricultores familiares são beneficiados e diminui-se  os índices de vulnerabilidade social no meio rural.

        A contribuição do argumento sobre a diversificação é fundamental para se pensar o rural na medida que o considera como importante a diversidade da estrutura social que existe no campo, e pressupõe alternativas para o desenvolvimento de maneira mais sustentável e financeiramente mais lucrativa não apenas para os agricultores, mas também para a região, estimulando diversos setores da economia local.

        O principal ponto impactante na maneira de planejar o território que o artigo aborda é a Diversidade e Diversificação como contra ponto a forma como se compreende o rural dando uma alternativa que visa o desenvolvimento mais democrático e inclusivo do espaço rural. A forma como é tratado o tema de desenvolvimento tem um propósito diferente dos métodos de aumento de produtividade e mecanização do campo, e propõe o aumento do rendimento dos agricultores de formas mais sustentáveis. E apresentam não apenas algumas maneiras para alcançar este fim, levando em conta as necessidades específicas da composição do rural para sua dinamização.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com