TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A natureza peculiar das cidades

Por:   •  21/11/2017  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Salvador

Arquitetura e urbanismo

JACOBS, Jane. A natureza peculiar das cidades. In: Jane Jacobs. Morte e Vida de Grandes Cidades. Tradução: Carlos S. Mendes Rosa. 1.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. Parte 1.

Jane Jacobs em seu livro Morte e vida de grandes cidades demonstra uma nova forma de pensar os fundamentos do planejamento urbano e da reurbanização ora vigente. Na primeira parte do livro – A natureza peculiar das cidades – Jacobs explana acerca das várias funcionalidades de uma cidade de um bairro ou distritos por meio de diversos exemplos vividos por ela. Destacando as vantagens e os pontos forte peculiares às cidades grandes e também suas fraquezas.

Jacobs busca esclarecer em seu texto que o grau de urbanidade de uma cidade, de uma metrópole ou de um bairro depende intrinsicamente do grau de vitalidade urbana ali presente. Em que a base desta vitalidade é o convívio entre as distintas funções urbanas tais como: morar, trabalhar, comprar, conviver, circular entre outras.

Para garantir a vitalidade e o dinamismo, na pratica, Jacobs aponta quatro elementos que são: permitir que as pessoas transitem e se encontrem em horários e por razões diferentes, devido a multiplicidade de funções; criar relações de afinidade com o espaço e a vizinhança, sendo possível com a existência de quadras curtas que ampliam as possibilidades de circulação pela região onde se vive ou trabalha; a ocupação de forma diversificada com a existência de construções com idade e estados de conservação variados; e garantir que as pessoas andem pelas ruas em diferentes horários do dia devido a alta densidade populacional ocasionada pela mistura de residências, comércios, bares, restaurantes, lazer e serviços. Desta forma o que confere às cidades sua particularidade ou sua natureza é a coexistência destes elementos.

Portanto, percebe-se a importante contribuição de Jacobs, para pensa o planejamento urbano em que o urbanista não pode esquecer-se de considerar a natureza peculiar das cidades, para que não se reproduza os problemas que levaram à degradação inicial, com a ausência de vitalidade e dinamismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com