TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE UM CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA A PRÁTICA DE VOLEIBOL

Por:   •  30/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Foi baseada no processo de iniciação da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) chamado de Mini Vôlei. Este método vem sendo aprimorado pelos profissionais que atuam nos diversos projetos do Programa Sócio esportivo do Instituto Compartilhar pelo Brasil e, além de ensinar o voleibol, busca transmitir valores do esporte para a formação do cidadão. Portanto, o foco não é de formação de atletas(INSTITUTO COMPARTILHAR, 2012) (Figura 16).

[pic 1][pic 2]

O esporte é o instrumento de motivação para os alunos aprenderem uma modalidade e, no decorrer das atividades, sejam estimulados pelos professores a experienciar valores como cooperação, responsabilidade, respeito, autonomia, superação e autoestima, manifestados na prática esportiva. Em todos os momentos da aula, os alunos experimentam na prática a qualidade de relações que estes podem trazer. Cada valor é focado em categorias diferentes, de acordo com a fase motora e psicossocial dos alunos. Além das aulas, são realizadas ações esportivas e sociais que estimulam a convivência e proporcionam momentos de lazer. Estas atividades são elaboradas de maneira lúdica para incentivar a participação, diversão e a integração dos atores envolvidos no projeto (alunos, familiares, parceiros etc.). (INSTITUTO COMPARTILHAR, 2012) (Figura 17).

[pic 3][pic 4]

“Se trabalhado corretamente na escola, os benefícios serão vistos também em outras disciplinas, pois o voleibol também contribui no desenvolvimento físico, afetivo, social e cognitivo, na aquisição de habilidades motoras, estimula satisfação, alegria e motivação dos alunos que praticam essa modalidade.” (http://www.efdeportes.com/efd181/os-beneficios-do-voleibol-no-ambito-escolar.htm).

  1. ANALISE DOS CONDICIONANTES PARA A CONCEPÇÃO DO ANTEPROJETO ARQUITETONICO  DO CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA A PRÁTICA DE VOLEIBOL – A PARTIR DE OBRAS ARQUITETÔNICAS CORRELATAS.

  1. CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SAQUAREMA.

O Centro de Desenvolvimento de Voleibol Saquarema é um local bem planejado com ambientes aconchegantes e com uma distribuição de blocos bastante funcionais, onde possui tem 78 suítes (para 4 atletas cada), 2 alojamentos (Figura 28 e 29) com 12 lugares novos, num total de 314 leitos, piscina infantil e uma semiolímpica (Figura 21 e 22), restaurante para 120 lugares simultâneos, 4 quadras  de vôlei (que se divide em 8 quadras oficiais), campo de futebol, 2 quadra de tênis, piscina, sauna (Figura 23) seca e à vapor, 4 quadras de areia e 2 quadras sendo construída, sala de Tv, auditório pra 300 expectadores, sala de jogos, sala de musculação(Figura 19) e fisioterapia. O centro possui todas as instalações próximas, tornando-o assim um local confortável, bonito e funcional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (152.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com