TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anteprojeto de Centro comercial sustentável

Por:   •  12/5/2018  •  Monografia  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

ANTEPROJETO DE CENTRO COMERCIAL SUSTENTÁVEL

RESUMO

        Visando à diminuição dos impactos que a construção civil causa à natureza, estando dentre uma das ações que mais prejudicam o meio ambiente, foi proposto um projeto com soluções sustentáveis. Será elaborado um anteprojeto de centro comercial sustentável, a ser implantado em área turística, abrangendo em um mesmo local uma edificação voltada para a população da cidade de João Pessoa - capital do estado da Paraíba - e também para os turistas, que sempre procuram locais diferenciados dos habituais. O projeto envolve comércio e serviços apresentados de uma forma diferente ao que o restante da cidade oferece, pois trata-se de um local agradável em que todos possam entrar em contato com a natureza e sentir a tranquilidade que ela transmite mesmo na correria do dia a dia. Este trabalho contribui para mostrar que precisamos a cada dia ter mais consciência em relação ao que podemos melhorar para preservar o bem estar dos seres vivos e também do meio ambiente e com a utilização de soluções construtivas e materiais que acarretem a diminuição de resíduos que prejudicam a natureza, estaremos garantindo um futuro melhor para todos.

Palavras-chave: centro comercial. sustentável. contemplação. valor paisagístico.

  1. INTRODUÇÃO

         Levando em consideração o processo de expansão da cidade de João Pessoa nos últimos anos, o crescimento da população na cidade causou uma maior utilização de serviços, aumentando a quantidade de comércios, restaurantes e etc. Locais que ofereçam vários tipos de serviços situados em um mesmo local, trazendo assim comodidade para os usuários e menos deslocamento, serão extremamente benéficos à população.

          Considerando o conceito adotado por Brundtland, sustentabilidade é a capacidade de suprir as necessidades da geração presente sem afetar as habilidades das gerações futuras de suprir as suas. Assim, considerando que a construção civil é uma das atividades que mais agridem o meio ambiente esse conceito passou a ter indispensável aplicação nesse ramo.

         Neste trabalho será elaborado um anteprojeto de um centro comercial com soluções sustentáveis, com o intuito de atender aos moradores de todas as localidades da cidade de João Pessoa e por estar localizado em uma área turística, abranger também os turistas, que procuram diversidade e locais diferenciados do habitual.

         Foi pensado em um projeto utilizando steel framing, utilizando os perfis de aço patinável, que são aços mais resistentes à corrosão que o aço comum. O steel framing propicia uma maior rapidez na construção, modulação, resistência a impactos e pouco ou nenhum desperdício de materiais e consequentemente uma pequena geração de entulhos. Serão colocados painéis fotovoltaicos nas coberturas, pois o Brasil é um país tropical e a energia solar é viável em praticamente todo o território, sendo uma das soluções que não agridem tanto o meio ambiente.

         Mantendo o método de soluções sustentáveis, foi proposta a cobertura com bambu nos lounges propostos, já que o Brasil tem um clima bom para o plantio, tornando economicamente mais viável, e os valores da cultura do bambu podem ser de grande interesse social; Reuso da água, aproveitamento de águas da chuva, telhado verde para a edificação. A captação de água de chuva é uma ferramenta sustentável do projeto, visto que João Pessoa apresenta um alto índice pluviométrico, e a captação dessa água será utilizada na jardinagem e para auxiliar no abastecimento dos espelhos d’água. O telhado verde tem como principais vantagens: a ampliação do conforto acústico no edifício, melhorias nas condições térmicas internas e a diminuição da poluição ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com