TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE UM CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA A PRÁTICA DE VOLEIBOL

Por:   •  30/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

  1. ANALISE DOS CONDICIONANTES PARA A CONCEPÇÃO DO ANTEPROJETO ARQUITETONICO  DO CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA A PRÁTICA DE VOLEIBOL – A PARTIR DE OBRAS ARQUITETÔNICAS CORRELATAS.
  1. CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SAQUAREMA.

O Centro de Desenvolvimento de Voleibol Saquarema é um local bem planejado com ambientes aconchegantes e com uma distribuição de blocos bastante funcionais, onde possui tem 78 suítes (para 4 atletas cada), 2 alojamentos (Figura 28 e 29) com 12 lugares novos, num total de 314 leitos, piscina infantil e uma semiolímpica (Figura 21 e 22), restaurante para 120 lugares simultâneos, 4 quadras  de vôlei (que se divide em 8 quadras oficiais), campo de futebol, 2 quadra de tênis, piscina, sauna (Figura 23) seca e à vapor, 4 quadras de areia e 2 quadras sendo construída, sala de Tv, auditório pra 300 expectadores, sala de jogos, sala de musculação(Figura 19) e fisioterapia. O centro possui todas as instalações próximas, tornando-o assim um local confortável, bonito e funcional.

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

  1. Método de Baker – Centro de Desenvolvimento de Voleibol – Saquarema – RJ / Brasil)

MÉTODO DE BAKER

PROJETO: CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE VOLEIBOL – SAQUAREMA/RJ

ARQUITETO(S):

ANO: 1837

LOCAL: Av. Salgado Filho, nº7.000 - Barra Nova - Saquarema

CONTEXTO:

Localizado a 100 km do Rio de Janeiro, entra as praias e as lagoas, onde a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré é o principal monumento arquitetônico da cidade de Saquarema, foi construído 1837. No bairro de Barra Nova fica situada a Sede Oficial da CBV.

ICONOLOGIA

A valorização da natureza é bastante marcante de acordo com a organização dos blocos.

IDENTIDADE

Momento em que se desenvolvia projetos arquitetônicos mais preocupados com a natureza, visando o conforto do usuário em conjunto com a valorização da beleza do local, sem que houvesse tanta agressão.

SIGNIFICADO DO USO

Possui: área total de 108mil m²; hospedagem para até 115 pessoas (suítes e alojamentos); 4 quadras de vôlei de praia; 4 quadras indoor polivalentes; 1 campo de futebol; 2 quadras de tênis; 1 piscina semiolímpica; 1 piscina infantil; Sala de musculação e fisioterapia; sauna seca e à vapor; 2 hidromassagens; auditório e salas de reunião; restaurante; museu do vôlei; sala de tv; salão de jogos; barcos a remo; garagem de barcos; estacionamento; heliponto.

MOVIMENTO

Existe um certo movimento de acordo com a locação dos blocos e, com a utilização dos materiais fazendo com que haja uma interação do interno com o externo.

CONSTRUÇÃO

Alguns blocos foram construídos em alvenaria, esquadrias madeira, tais como alojamentos áreas de convívios e, nas áreas de trabalho, foram utilizados alvenarias e estruturas metálicas.

CONFIGURAÇÃO

Prédios retangulares, dispostos de forma organizada para que haja uma maior agilidade no funcionamento do centro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (300.2 Kb)   docx (230.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com