TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTEPROJETO DE INTERVENÇÃO EM UM EDIFÍCIO HISTÓRICO

Por:   •  6/9/2018  •  Monografia  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP[pic 1]

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

ESCOLA DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ANTEPROJETO DE INTERVENÇÃO EM UM EDIFÍCIO HISTÓRICO

NATAL

2015

ANTEPROJETO DE INTERVENÇÃO EM UM EDIFÍCIO HISTÓRICO

Pré-projeto de trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Potiguar – UnP, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.

ORIENTADOR: Profª. Rosanne Albuquerque

NATAL

2015

SUMÁRIO

[pic 2]

1 TEMA        4

2 OBJETO DE ESTUDO        4

3 OBJETIVOS        4

3.1 GERAL        4

3.2 ESPECÍFICOS        4

4 JUSTIFICATIVA        5

5 METODOLOGIA DE PESQUISA        8

6 CRONOGRAMA        10

7 REFERÊNCIAS        12

  1. TEMA

Retrofit. Intervenção em Edifício Histórico

  1. OBJETO DE ESTUDO

Intervenção em um Edifício Histórico: Casa Grande na Fazenda José Diógenes Maia na Cidade de Pereiro – Ce.

  1. OBJETIVOS

         

3.1 GERAL  

Propor intervenções que visam novos usos e o aproveitamento de elementos histórico-culturais do edifício, tornando-o um atrativo turístico na cidade e na região.

3.2 ESPECÍFICOS

3.2.1 – Buscar informações acerca dos processos de retrofit na questão patrimonial, a fim de estabelecer parâmetros gerais e comparativos que venham permitir uma melhor concepção do panorama da inovação tecnológica em processos de conservação e restauro de imóveis.

3.2.2 – Conhecer as características da arquitetura colonial visando o aproveitamento de elementos histórico-culturais do edifício como estratégia de projeto para torna-lo um atrativo turístico na cidade e na região.

3.2.3 – Observar o estado de conservação da edificação e o meio em que está inserida, analisando as condições climáticas do local visando um melhor aproveitamento dos recursos naturais.

  1. JUSTIFICATIVA

O Patrimônio Arquitetônico representa uma produção simbólica e material, carregada de diferentes valores, capaz de expressar as experiências sociais e culturais de uma época. Dessa maneira, o presente trabalho consiste em uma proposta projetual arquitetônica de revitalização de uma antiga casa de fazenda que,  possui cerca de 220 anos. Trata-se da Casa Grande ou Casa dos Escravos como é conhecida no interior do Ceará, localizada a 328 km da capital, na Fazenda José Diógenes Maia no município de Pereiro.

A preservação do patrimônio é um tema bastante discutido nos dias atuais, pois, no meio urbano cada vez mais os antigos edifícios são substituídos por novos empreendimentos, e no meio rural, com o êxodo, muitos são abandonados e acabam se transformando em ruínas. Para que isso não ocorra, é necessário o reconhecimento e a importância da preservação/conservação dessas edificações. Para Gutierrez (1992, p.123) o patrimônio construído é um “capital concentrado” que possui um potencial de reabilitação, reciclagem e reutilização que não pode ser deixado de lado.

A ideia de estudar este antigo casarão, surgiu como uma preocupação de buscar alternativas viáveis para a sua salvaguarda propondo intervenções que visam novos usos e o aproveitamento de elementos histórico-culturais do edifício, tornando-o um atrativo turístico na cidade e na região.                 

O casarão é um referencial de arquitetura colonial. São aproximadamente 900,00 metros quadrados de área construída, somando o primeiro e segundo pavimento em uma área de 55 hectares. Em Pereiro é tido como um dos poucos pontos turísticos existentes. É um bem hereditário da família Diógenes, tradicional na região, e o uso residencial pelos familiares vêm garantindo a preservação da edificação evitando que a mesma se transformasse em ruínas.  

A família recebe visitantes semanalmente, como estudantes, pesquisadores, repórteres e curiosos do município e de outras regiões, principalmente no mês de maio em que se comemora a abolição dos escravos, onde os professores revivem junto com os alunos os acontecimentos do período colonial num passeio pela edificação. Desde a sua construção, em 1794, já passaram pela “casa dos escravos”, seis gerações da família Diógenes, e aproximadamente 30.000 pessoas, entre moradores e visitantes.

A situação atual do prédio encontra-se parcialmente conservado, e por isso, possui a necessidade de intervenção tanto para revitalização de seu interior, como das fachadas, além de reforços estruturais e substituição ou recuperação de elementos deteriorados, como pisos, alvenarias, esquadrias, escadarias e telhas.

O arquiteto francês Viollet-le-Duc (2000, p. 70) considerava, já no século XIX, que a maneira mais eficiente de conservar uma edificação histórica é encontrar para ela uma destinação. É preciso, portanto, que os novos usos garantam a satisfação das exigências contemporâneas, e, para que isso aconteça, é necessário que o restaurador/arquiteto, além de solucionar problemas ligados à conservação dos materiais e da estrutura de um edifício, não negligencie “o aspecto de utilidade” que é intrínseco à ação de restauro.

A proposta de revitalização para o patrimônio em questão visa explorar o potencial turístico cultural que o edifício oferece além de propor atrativos em seu entorno, como, passeio em charretes, trilhas, piqueniques, entre outros eventos. Por atrativo turístico entende-se, de acordo com Ignarra (2001, p. 28), o recurso natural ou cultural que atrai o turista para a visitação. Consequentemente, um atrativo turístico cultural é qualquer um dos recursos enquadrados nessa categoria de atrativo, como museus, edifícios históricos, casas, monumentos, entre outros. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com