TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISES DE FACHADAS – EDIFICAÇÕES MODERNISTAS

Por:   •  7/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4
  1. ANÁLISES DE FACHADAS – EDIFICAÇÕES MODERNISTAS

[pic 1]

Esta edificação situada no bairro Jd. Nova Bragança, ao qual é uma região nobre constituída por casas de médio a alto padrão, podemos notar influências modernistas, evidenciadas primeiramente por sua constituição, composta por formas geométricas predominantes como retângulos, também por sua platibanda a qual esconde o telhado. É possível notar também influências de obras como as de Le Corbusier, evidenciada tal influência através da laje que serve de cobertura como um beiral extenso seguido de janelões ou portas de vidro com armações metálicas ao fundo. Dessa forma é possível dizer que esta edificação trata-se de um estilo moderno, pós Le Corbusier.

[pic 2]

Este prédio está situado na região do Lago do Taboão em uma área onde há uma predominância de comércios, o que leva a região a se desenvolver de forma moderna, acompanhando novas tendências. Este por sua vez é nítidas novamente influências modernistas que se transmitem através de formas geométricas predominantes como retângulos, fachada conta com elementos lisos, sem utilização de ornamentação, apenas diferenciação de materiais e cores. Outro quesito de grande impacto é a simetria entre os elementos da obra, que conta com grandes janelas e portas novamente constituídas basicamente por grandes vidros ora transparentes ora espelhados guarnecidos por armações metálicas relativamente finas, dando enfoque principalmente para os vidros. Vale também salientar que novamente podemos notar que há uma platibanda acobertando os telhados, o que é algo tipicamente moderno. Pode-se notar por sua vez, que esta edificação trata-se de algo novo, recém-construído ou reformado que talvez tenha se atualizado para agregar valor a mesma de acordo com as influências atuais.

[pic 3]

Este prédio está localizado exatamente ao lado do prédio anteriormente descrito, seguindo também padrões modernos, que embora diferente dos anteriores que haviam fachadas retilíneas e com formas apenas retangulares, esta contém uma fachada com um elemento circular em sua fachada, criando uma composição interessante integrando uma fachada retangular que é uma forma bastante regular e consistente a um semicírculo que trata-se de uma forma mais irregular aliando esse conjunto a uma pintura e revestimento liso, contando com uma pele de vidro espelhado e platibandas não destacadas, elementos estes que trazem à tona toda a modernidade imposta a esse edifício.

[pic 4]

Nesta casa com fachada extremamente lisa, sem ornamentações e monocromática podemos perceber todos os traços que tornam uma edificação moderna, a começar pela sua forma, que mescla formas retangulares e formas circulares fazendo com que a casa pareça ter duas fachadas.

[pic 5]

Novamente temos uma platibanda escondendo todo o telhado, outro pequeno detalhe a se observar é que fora necessário implantar uma cobertura para o portão de acesso da casa, e para que não fugisse dos padrões modernos impostos a essa edificação fora utilizado uma laje impermeabilizada que além de cumprir com sua função de proteger o acesso da chuva, também cumpre o seu papel como complemento de toda composição. Esta casa está situada ao Centro, próximo ao Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme.

[pic 6]

Aqui temos um prédio localizado em frente ao Estádio Nabi Abi Chedid (Bragantino), que contém traços retilíneos, formas geométricas mescladas entre retângulos, quadrados e varandas poligonais. É interessante observar que este prédio contém duas fachadas opostas espelhadas que atravessam o terreno de uma ponta a outra, de uma rua a outra. Podemos observar também que o prédio conta com uma platibanda bem destacada na varanda do ultimo pavimento.

[pic 7]

Nesta edificação em específico podemos notar principalmente um quesito que não é tão aparente nas outras anteriormente descritas, que se trata da brutalidade do concreto, uma grande massa de concreto com pouca ornamentação e janelas simetricamente localizadas. Este prédio apesar de conter traços predominantemente adeptos ao modernismo, também podemos notar ornamentos que rodeiam toda a edificação que aparentam serem próximas às arquitraves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (940.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com