TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENÇAS ENTRE ALERGIAS E O COVD-19

Por:   •  22/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

DIFERENÇAS ENTRE ALERGIAS E O COVD-19

  • A doença denominada Covid-19 é causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), família de vírus que causam infecções respiratórias.
  • As alergias respiratórias são desencadeadas por reações do sistema imunológico a substâncias (antígenos) suspensos no ar que envolvem as vias aérea superiores, provocando rinite alérgica, e as vias aéreas inferiores, desencadeando crise de asma.

Segundo a alergista Fátima Rodrigues Fernandes, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) a rinite é caracterizada por coriza, espirro e entupimento nasal e a asma, marcada por falta de ar, chiado no peito e tosse seca. Sendo a falta de ar e tosse seca também sinalizam a presença do novo coronavírus no organismo, no entanto, nos quadros alérgicos, em geral não há febre, que é um dos principais indícios da Covid-19 e principal sintoma que pode diferenciar as alergias do COVID-19 (SANTOS, 2020).

Tanto pessoas com gripe, como os pacientes infectados por coronavírus apresentam febre alta, sintoma que não aparece nos quadros de alergias; dores de cabeça também surgem com frequência em quem está com gripe e podem atingir indivíduos com Covid-19; já os espirros são comuns em quem está resfriado ou em alérgicos; enquanto a congestão nasal, pode se manifestar em indivíduos com gripe, resfriado ou alergia, mas não são comuns em casos de infecção por coronavírus (CHAGAS, PASTEUR, 2020).

Tabela 1. Diferenças nos sintomas entre COVID-19  e alergias

COVID-19

ALERGIA

Febre alta

Espirro

Tosse seca persistente

Tosse

Dificuldade para respirar

Olhos irritado (lacrimejando)

Dores no corpo

Coriza

Diarreia (pouco comum)

-----------

FONTE: Guia da Farmácia (Dra. Kelem Chagas, Sanofi Pasteur, 2020).

REFERÊNCIAS

SILVA DRN, SCHNEIDER AP, STEIN RT. O papel do aleitamento materno no desenvolvimento de alergias respiratórias. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 35-42, jan./mar. 2009

GALVÃO CES, CASTRO FFM. As alergias respiratórias. Rev Med (São Paulo). 2005 jan.-mar.; 84 (1):18-24.

SANTOS, M.T. Como diferenciar o novo coronavírus de asma e alergias respiratórias. Veja Saúde, 2020. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/como-diferenciar-coronavirus-asma-alergias-respiratorias/. 

CHAGAS, K. PASTEUR, S. Gripe, resfriados, alergia e coronavírus: conheça as diferenças e saiba como se proteger. Guia da Farmácia, 2020. Disponível em: https://guiadafarmacia.com.br/gripe-resfriados-alergia-e-coronavirus-conheca-as-diferencas-e-saiba-como-se-proteger/.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com