TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS OBSERVAÇÕES ESTRUTURAIS LAUDO TÉCNICO

Por:   •  2/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ARQUITETURA & URBANISMO

SISTEMAS ESTRUTURAIS-I

OBSERVAÇÕES ESTRUTURAIS - LAUDO TÉCNICO

[pic 2]

[pic 3]

Teresina, 22 de Abril 2020

OBJETIVO

O  presente relatório tem como objetivo, apresentar análises feitas em estruturas existentes, para a melhor compreensão  e aplicação de conceitos estruturais nas edificações. As análises foram feitas a partir de fotografias, feitas em três locais distintos. A primeiro foi a estrutura da obra hospital municipal, a segunda foi a garagem do subsolo de uma loja e o terceiro a estrutura do viaduto na br 346.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

 Conceito de Estrutura parte do princípio de que  todos os corpos em repouso ou em movimento, necessitam  está em equilíbrio. Para que estes corpos possam de certa forma atender a esta prerrogativa,  precisa-se fazer os estudos de forças que atuam em favor ou contrário a estes corpos. Na natureza todos os corpos sofrem ação da gravidade   agindo sobre a massa destes. Existem  fenômenos tais como: temperatura, sismos e  ventos que atuam sobre a massa, gerando  transformações e movimentos sobre os corpos.

Importante saber também que, os corpos podem ser encontrados em estado de repouso, em estado de equilíbrio, e outros encontram-se em estado de animação provocados por  movimentos acelerados. A estática por exemplo é a parte  da mecânica que trata do equilíbrio dos corpos,  já há dinâmica trata do movimento. Estes conceitos básicos norteiam a compreensão quando precisa-se estudar os sistemas estruturais das edificações.

Estrutura é basicamente conjunto de elementos, lajes, vigas e pilares que se inter-relacionam, para transferir as cargas para o solo, estes elementos estruturais desempenham função de criar espaços em que pessoas, exercem diversas funções. Não podemos limitar as estruturas apenas as edificações, pois podemos encontrar a estrutura em tudo que nos rodeia, na natureza, nas pessoas ou nos objetos.

Esses elementos estruturais tornam-se caminhos pelos quais as forças atuantes transitam transferindo  as forças de um para outro até o destino final, o solo. Por fim percebe-se que todos estes conceitos são facilitadores na conjuntura no que se refere aos sistemas estruturais e nas análises dos mesmos na prática, como podemos vivenciar em nosso dia a dia.

Há outros conceitos os quais devem ser levados em consideração tais como:

  • Conceito de Direção e Sentido – Como os nomes sugerem, determinam o circuito percorrido pelas  forças na estrutura;
  • Conceito de Força – Este conceito se relaciona diretamente à movimento provocado por uma força sobre uma determinada massa;
  • Conceito  de Cargas – Podem ser Permanentes e Acidentais;
  • Tensão – Relação entre força aplicada e a quantidade de material sobre a qual a força age;
  • Empuxo – Força que empurra, que atua como elemento de impulsão;
  • Elasticidade – Propriedade de um corpo sofrer deformação, quando submetido a tração;
  • Momento Fletor – Esforço o qual tende a curvar uma estrutura;

ANÁLISE ESTRUTURAL-  01

[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

Reg. fotográfico – hospital municipal – av pr. Kennedy

As setas indicam o sentido e a direção das forças na estrutura. Esse tipo de laje possibilidade vencer vãos extensos. Possibilitando a diminuição de números de pilares dentre outras funções.

[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21]

Imagen. Internet

Esse tipo de estrutura garantem vãos maiores, porque as forças são direcionadas para pilares mais robustos. A “colmeia” que se forma com as cubas, serão cobertas por concreto. A malha de ferro sobre as cubas e às ferragens na parte inferior, exercem  tensão para suportar a compressão, estabilizando  a estrutura .

“A laje nervurada produz o mesmo sistema usado nas colmeias das abelhas, onde os vários casulos se apoiam uns nos outros provocando a compressão.”

ANÁLISE ESTRUTURAL-  02

[pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26]

[pic 27]

[pic 28][pic 29]

[pic 30][pic 31][pic 32][pic 33]

[pic 34][pic 35][pic 36][pic 37][pic 38]

[pic 39]

CONCLUSÃO

 

Reg. fotográfico – Estacionamento J Mont. Center – Av pr. Kennedy

[pic 40][pic 41]

A segunda estrutura analisada refere-se ao estacionamento de um prédio comercial, esse tipo de estrutura, possibilita a execução de forma mais rápida gerando economia de mão- de- obra, custos com madeiramento, dentre outros benefícios. A Desvantagem é que não possibilita o ganho real de vão maiores, por causa quantidade de pilares. No caso do prédio da Loja Mont optou-se por uma laje pré-moldada com treliças e “isopor” (EPS) poliestireno, tornando-a  mais leve. Essa estrutura contém pilares com apoios para receber as vigas, que por sua vez, servirão apoio para as treliças da laje. As forças atuantes nessa estrutura são:  momento fletor no centro das vigas, compressão nos pilares.

ANÁLISE ESTRUTURAL-  03

[pic 42]Reg. fotográfico – Expositor em Balanço J Mont. Center – Av pr. Kennedy[pic 43][pic 44][pic 45][pic 46][pic 47][pic 48][pic 49][pic 50][pic 51][pic 52][pic 53][pic 54][pic 55][pic 56][pic 57]

A terceira estrutura em análise,  refere-se ao expositor apoiado sobre viga em balanço e em pilares. Feito em mdf tem carga permanente de vasos sanitários, bancadas, revestimentos, uma carga até considerável. As forças atuando nessa estrutura são. Torção, pois a viga em balanço tende a descer na ponta, por conta das forças demonstradas pelas setas amarelas, na ponta do pilar no engaste das estruturas ocorre uma rotação, pois a viga tende mover-se para baixo. Observa-se que as cargas na estrutura estão atuando mais próximas aos pilares o que dá mais equilíbrio. (obs. Fiquei com receio de ficar em baixo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (865.3 Kb)   docx (858.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com