TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PATOLOGIAS DA IMPERMEABILIZAÇÃO

Por:   •  19/11/2019  •  Artigo  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 7

PATOLOGIAS DA IMPERMEABILIZAÇÃO

Lara Maria Lourenço Roberto¹

INTRODUÇÃO

A vida do homem sedentário ganhou novos desafios de vida, uns mais recorrentes e persistentes do que outros. Além da necessidade da manutenção da vida, como a produção de alimentos, o homem também passou a ser solicito em produção de espaços, estes destinados inicialmente a habitação, e posterior como abrigo e mecanismos de armazenagem de grãos e detenção de animais domésticos.

Estes abrigos eram edificados com produtos crus e/ou aplicados assim que extraídos da natureza, sem muito trato ou processo de beneficiamento e tratamento, eflorescendo assim, problemáticas recorrentes entre as limitações do dentro e fora, uma árdua luta entre o homem e os fenômenos naturais, tais fenômenos nomeados hoje como patologias.

Essas por sua vez condicionavam a qualidade do espaço e a longevidade dos alimentos, bem como habitabilidade do mesmo, momentos nos quais surgiram e desafiavam o surgimento de novas tecnologias e soluções construtivas. Para RIGGI (2009), o homem primitivo foi capaz, pelo poder da observação, de identificar a origem de muitas das patologias em recorrência a época, e assim iniciar o estudo e testes de materiais em busca de solução.

“Uma preocupação para o homem desde o tempo em que habitava as cavernas era a umidade. O homem primitivo passou a se refugiar em cavernas para proteger-se das chuvas, animais e do frio. Percebeu que a umidade ascendia do solo e penetrava pelas paredes, o que tornava a vida dentro delas insalubre. Esses problemas fizeram com que o homem fosse aprimorando seus métodos construtivos e isolando a sua habitação. A água, o calor e a abrasão foram e sempre serão um dos principais fatores de desgaste e depreciação das construções – a água, principalmente, dado o seu poder de penetração.” (RIGGI, 2009, p. 14)

Considerado uma das fontes mais problemáticas na construção civil, a umidade se apresenta como uma das principais fontes de patologias do ambiente construído, desencadeando uma redução significativa no desempenho e durabilidade das construções, transformando e inviabilizando o uso de ambientes. Acarretando problemas de fáceis e difíceis soluções, e fonte de uma crescente preocupação das construtoras e incorporadoras, quanto a qualidade dos serviços e vida útil do mesmo.

Visto que em seus três estágios físicos (sólido, líquido, gasoso), a água é considerada um desafio a construção civil, ao passo que, desafia e possibilita avanços tecnológicos na pesquisa de novos métodos e materiais.

Este trabalho tem como objetivo debater sobre a necessidade da identificação correta das patologias em decorrência a falhas de impermeabilização e/ou ausências de desta solução construtiva. Evidenciando técnicas e soluções de impermeabilização a fim de auxiliar na correção, controle e surgimento dessas patologias. Justificando como uma maneira de enaltecer a necessidade da adoção e entendimento a implantação dos sistemas de impermeabilização.

REFERENCIAL TEÓRICO

        AS PATOLOGIAS

As patologias podem ser estudadas em várias áreas do conhecimento, como na arquitetura, sociologia, antropologia, engenharia, química... e, sendo um tema complexo, pode ser analisado sob diversos aspectos: socioeconômicos, tipologias, materiais, efeitos naturais, radiação, envelhecimento etc. Por se tratar de um estudo de tecnologias construtivas, o tema precisa receber maior atenção e ser devidamente explorado.

A queda de desempenho dos elementos é uma característica natural dos materiais, podendo, no entanto, ser impulsionada por anomalias. De acordo com o trabalho de FRANÇA (2011), a “patologia nas edificações se dedica ao estudo de anomalias ou problemas (possíveis doenças) do edifício e as alterações anatômicas e funcionais causadas no mesmo”.

Desta maneira, o termo anomalia refere-se à doença, o problema patológico, e a patologia é a área que estuda as anomalias (FRANÇA, 2011). Um adequado diagnóstico da situação da edificação tem a função de identificar e descrever o mecanismo, as origens e as causas efetivamente responsáveis pelos problemas patológicos e a partir daí, serem propostas soluções de reparo com indicação das intervenções a serem realizadas.

IMPERMEABILIZAÇÃO

A impermeabilização no setor da construção civil, possui a função de impedir o transporte e acúmulo de líquidos, vapores e fluídos indesejáveis, auxiliando na garantia de um bom desempenho onde é aplicada e, funcionando como um “envelope” das construções (NBR 9574/2008). Assim, a eficiência do sistema de impermeabilização está intimamente ligada a um completo Projeto de Impermeabilização.

De acordo com a NBR 13531 (1995) – “Elaboração de projetos de edificações” e a NBR 9575 (1998) – “Projeto de Impermeabilização” e sua atualização (NBR 9575/2010), o projeto de impermeabilização deverá ser constituído de dois projetos (básico e executivo), um complementando o outro. Pela caracterização dos materiais envolvidos no processo construtivo, pelo seguimento o mais fielmente possível do procedimento executivo, tendo-se cuidado e atenção na construção e preparo do substrato, atendo-se à fiscalização dos processos de execução, a preservação e manutenção do Sistema Impermeabilizante empregado.

O Projeto básico deverá conter: localização e identificação das áreas de aplicação dos impermeabilizantes, desenhos esquemáticos com detalhamentos construtivos e, memorial descritivo de produtos e materiais anexados. Já para o projeto executivo é necessários todos os específicos que deverão servir para a execução. Detalhando informações gráficas e descritivas das etapas de impermeabilização, detalhado genericamente e especificando todos os sistemas de impermeabilização a serem aplicadas, especificando os materiais e suas camadas, detalhando os métodos de execução e de segurança do trabalho. Apresenta ainda planilha de quantitativos, materiais e serviços.

MATERIAL E MÉTODOS

Para o desenvolvimento deste estudo, fez-se um levantamento dos principais cuidados de adoção a sistemas de impermeabilização, assim como técnicas de uso, principais cuidados que se deve ter na execução e detalhes construtivos indispensáveis no processo. Foram feitos revisitas a bibliografias, normas técnicas, artigos e fontes de conhecimento como sites de fabricantes e desenvolvedores de tecnologias relacionadas ao tema. Uma consulta de materiais cronológicos fracionados a um período de 2009 a 2018. As etapas de avaliação serão de acordo com as Normas Técnicas de Impermeabilização, NBR 9575:2003, de seleção a projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com