TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS SÓCIO

Por:   •  21/10/2016  •  Ensaio  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

Aspectos Socioeconômicos

Temas abordados neste tópico: Demografia e estrutura social; atividades econômicas; atividades sociais; educação, saúde, segurança publica e assistência social; emprestas existentes; administração e finanças; e legislação de Piracanjuba.

Diagnóstico

TEMA ASPECTO CENÁRIO ATUAL

Aspectos Socioeconômicos

Demografia e estrutura Social

Com 117,454 habitantes o município de Trindade tem 96% da população que reside na área urbana e 4% na área rural. Com densidade de 155,9 hab/km².

Tem uma média de casamentos anuais de 589, e 110 divórcios.

Atividades Econômicas Produção principal da agropecuária do município: Produção de leite, coco da baia, limão, tangerina e mandioca.

A pecuária de Trindade também vem se destacando em uma das atividades econômicas.

Atividades Sociais A média de escolaridade é considerada ruim. Apenas 44,5% da população com mais de 25 anos possui ensino fundamental incompleto.

O município conta com 4 unidades de saúde, sendo 2 publicas e 2 privadas.

Existe apenas 4 delegacias em Trindade. A segurança pública é deficiente em muitos aspectos.

Durante o governo do prefeito Jânio Darrot, foram implantados em media de 4 programas sociais.

Empresas existentes

O município tem cerca de 1.762 empresas atuantes.

Administração e Finanças Receitas orçamentárias realizadas – Correntes 125.355 mil reais | Despesas orçamentárias empenhadas – Correntes 118.938 mil reais ( DADOS IBGE 2014) PIB municipal (2013) R$ 1.443.747,000 bilhão PIB per capita (2013) R$ 12.726,00

Legislação de Trindade A Legislação Ambiental de Trindade é muito bem elaborada, porém não é muito cumprida.

Prognóstico

Neste tópico iremos identificar as potencialidades e fragilidades no cenário atual de Trindade a partir dos temas: Demografia e estrutura social; atividades econômicas; atividades sociais; educação; saúde; segurança pública e assistência social; empresas existentes; administração e finanças; e legislação de Trindade.

Análise Swot

Ambiente Interno

Tema Forças Fraquezas

Demografia e estrutura Social A maior parte da população possui carro próprio. Não há melhorias da oferta de profissionais da área da saúde.

Houve um aumento da oferta de vagas no ensino superior, na contratação de professores com especialização, mestrado e doutorado.

Atividades Econômicas Produção de leite 58.184 mil litros; coco da baia 600 mil frutos; manga 150t; limão 380t; tangerina 600t; mandioca 11.000t e produção de grãos de 18.762t. Não há uma secretaria de agricultura na cidade.

A Romaria que atrai milhões de pessoas em uma época do ano e no decorrer do mesmo.

Na área de confecções atuam aproximadamente 200 empresas (predominante micro e pequenas).

Atividades Sociais

Durante o governo de Jânio Darrot foi inaugurada a nova sede de Assistência Social e Atenção á Mulher e novos programas sociais como, por exemplo, o PETI, Pro-jovem, projetos Bombeiro e Soldado Mirim e ampliar os beneficiados da Renda Cidadã e os usuários da Bolsa Família. A média de escolaridade é fraca, pois 44,5 % da população com idade superior a 25 anos possui ensino médio incompleto.

Necessita de mais uma faculdade pública, pois muitos alunos se deslocam para a capital em busca de estudos. E as escolas estão com estrutura precária. Além da falta de alguns professores

Há uma secretaria de Estado da Educação e Cultura e um Conselho Tutelar.

Construção de novas creches.

A empresa Jan Darrot.

Há cinco faculdades no município Faculdades e Colégio Aphonsiano; Centro de Estudos Octávio Dias de Oliveira; Faculdade União de Goyazes; UEG e UNU.

Incorporação de novos policiais e novas viaturas no ano de 2015. Não há Delegacia da Mulher e á noite não há um delegado ativo.

Há uma Secretaria de Segurança Publica.

Hutrin é o maior hospital do município que atende os casos mais graves da população. Há 5 hospitais e poucos leitos para uma população de mais de 117 mil pessoas. Há também apenas 2 UPAS.

Construção da UPA 24hs.

Implantação da Ouvidora da Saúde atende por meio do WhatsApp, do Facebook, com perfil em redes sociais, e-mail e presencial na sede da secretaria.

Empresas Existentes No município há mais de 1.900 empresas atuantes. Neste tópico não foram encontradas fraquezas relacionadas ao ambiente interno.

Existe uma Secretaria do Trabalho de Goiás.

Administração e Finanças Há um serviço de prestação de contas disponível no site. Não há uma Secretaria de Finanças no município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com