TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adaptação Ergonômica: Ergonomia e acessibilidade

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]


Adaptação Ergonômica

Ergonomia e acessibilidade[pic 9]

Foi feita uma proposta pela professora orientadora Marieli Azoia Lukiantchuki que seria pegar uma planta de uma residência, e fazer suas analises, ergonômicas, e de acessibilidade, e fazer suas adaptações para que fosse confortável para seu usuário.

[pic 10]Foi escolhido a planta de um dos apartamentos do condomínio La Première, que se localiza na zona 07 em Maringá/PR, com uma área total de 157 m².

Nesta primeira fase, foi feito uma análise ergonômica em 5 ambientes do apartamento, utilizando como base de medidas, o livro Boeri. Nessas analises os espaços são preenchidos com cor, a vermelha para intersecção de áreas, a azul para espaços corretos e a amarela para áreas inadequadas. 

[pic 11]Na segunda fase do projeto, apartir da análise, foi elaborado um remanejamento de moveis e de fechamento, uma adequação do abiente, para que fique um abiente agradavel.

[pic 12]Neste apartamento foi remanejado a escrivaninha do escritório, os móveis da sala, a retirada da porta de vidro temperado, que dividia a sala do terraço, adequação dos moveis da sala de jantar, adequações dos móveis dos quartos.

[pic 13]Na terceira fase do projeto foi realizado uma análise sobre acessibilidade para um cadeirante. Essa análise foi feita tendo como referência as medidas do livro Desenho Universal, e foi adaptado um dos banheiros.

Na quarta fase do projeto foi escolhido um dos ambientes para fazer a adequação, para que pudesse se tornar acessível.

No caso a partir do hall o um cadeirante consegue acessa facilmente a casa, o escritório, e entrar na suíte máster, os moveis da suíte foram adequados para que possa ter essa facilidade, a partir do dormitório ele consegue acessa o closed, onde os móveis foram planejados de forma com que um cadeirante e uma pessoa com suas condições motoras perfeita consegue ter acesso.

[pic 14][pic 15]O banheiro foi completamente modificado, no banheiro inicial havia uma banheira, um box convencional, com uma área pequena para banho, um vaso sanitário sem área para transferência, a pia inacessível, e sem barras de apoio, já no banheiro modificado, foi alterado o box, para um box camarão, pois desta forma é possível abertura total, sem ressaltos no piso, foi retirado a banheira, e no local da banheira foram colocadas duas duchas, com barras horizontais e verticais para apoio, os comandos foram colocados em uma altura acessível, e com uma área de transferência e giro, a pia foi remanejada, e colocada uma bancada com um vão na parte inferior para que a cadeira possa se aproximar da cuba, ao lado da bancada e do vaso sanitário possui área de transferência e barras de apoio, o vaso sanitário foi alterado para um vaso para cadeirantes, o banheiro é grande suficiente para que possa haver um giro de 360.

[pic 16]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (328.6 Kb)   docx (321.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com