TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Acessibilidade Ergonomia

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.483 Palavras (10 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 10

             ANHANGUERA EDUCACIONAL [pic 1]

            FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

      Engenharia controle Automação

              Nome: Maria ap. rosa de oliveira Ra:8831412485

Nome: Luís Fernando da Silva Pinho Ra: 8075834012

Nome: Rafael Pederiva de Souza Ra: 8225972578

Nome: Sara c. p. g. batista Ra: 8227970706

Atividade Prática Supervisionada

Ergonomia & Acessibilidade

Atividade Prática Supervisionada apresentado a Faculdade Anhanguera Jacareí-SP, Campus II como parte dos requisitos da Disciplina de Ergonomia ministrada no 4°semestre do curso Engenharia Controle automação.

Orientador (a): Prof. (Daniela).

Jacareí – SP

2015

Sumario

3-Justificativa

3,1- Acessibilidades visão geral

4- Introdução

4,2- Acessibilidades & ergonomia

5- Desenvolvimento

5,3- Fatores

6- Acessibilidade

7- Delimitações e amenização do problema

8- Elevadores de passageiros para pessoas com mobilidade reduzida

8,4- Características principais

9- Elevador de uso restrito

10- Tabela

11- Como projetar rampas

12- Exemplos de rampa

13- Exemplos de rampa

14- Exemplos de rampa

15- Exemplos de rampa

16- Exemplos de rampa

17- Conclusão

18-Bibliografia

 

Justificativa

Acessibilidade visão geral

Acessibilidade->qualidade ou caráter do que é acessível.

Facilidade na aproximação no tratamento ou na aquisição.

Acessibilidade é definida "a condição para utilização segurança é automia, total ou assistida, dos espaços mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações dos transportes e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação por uma pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida".

Entre trabalhos desenvolvidos para acessibilidade refere-se as principais recomendações consórcio entre empresas e órgãos governamentais.

Introdução

Acessibilidade & ergonomia

A definição de ergonomia é estudo das interações das pessoas com a tecnologia a organização e o ambiente, objetivando as intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não- dissociada, a segurança, o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas.

Sendo o processo de acessibilidade e as necessidades das pessoas com deficiência podem ser desafio dentro do mesmo conceito dado pela associação internacional de ergonomia (Em agosto de 2000) aos ergonomistas: "contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas , posto de trabalho, produto, ambiente e sistema de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas este conceito permite enxergar a ligação direta entre a ergonomia e a acessibilidade visto que duas "ciências" buscam a adequação do ambiente ao homem.

Desenvolvimento

Fatores

Os desenvolvimentos ergonômicos de organização são interligados com suas características que tem a distinção aos fatores físicos, cognitiva, organizacionais, interdisciplinaridade, pelo fator dos projetos desenvolvido para as pessoas ´portadoras de deficiências.

Sendo essas características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica.

Podemos avaliar pelo posto de trabalho, pelo proposito de qualidade de vida e aumento da produtividade no local do trabalho.

Pelo processo de análise mentais, percepção, raciocínio e a resposta motora, são base construída para os fatores da ergonomia.

[pic 2][pic 3]

Acessibilidade

A acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance percepção entendimento, para utilização com segurança e autonomia de edificações espaços mobiliários equipamentos urbanos (ABNT-NBR-9050,2004)

Acessibilidade no espaço edificado quer seja de domínio privado e principalmente no público, é umas das formas preventivas para a obtenção de bons resultados na promoção da integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade.

A acessibilidade das pessoas com mobilidades reduzidas aos espaços públicos tem em vista congregar toda a sociedade para um projeto de cidades sem obstáculos.

Cidades sem barreiras araquitônicas e urbanísticas, com objetivo de uma melhor qualidade de vida em nome do princípio da igualdade constitucionalmente consagrada.

As características físicas e pessoais e as dificuldades de locomoção se constituíram por muito tempo na explicação para o desajuste social das pessoas portador de dificuldades de locomoção. No entanto, hoje em dia, já é possível encontrar, em diversas áreas do conhecimento, teorias e conceitos, que buscam vincular a necessidade de adaptação das pessoas às circunstâncias ambientais, outras, inversamente, veem no ambiente as causas para determinados conflitos humanos (Cotten e Duarte,2003)Partindo desde princípio, é possível entender que não são as pessoas que são portadoras de deficiência, as edificações, os transportes, as praças, os passeios, e os espaços públicos, as cidades em geral.

Delimitação e amenização do problema

 Para amenizar esta situação de falta de acessibilidade imobilidade urbana, algumas leis foram criadas, porque a maioria dos estados e municípios não tinha políticas e regulamento ou atos que possibilitassem a reintegração das pessoas com necessidades especiais a sociedade. E aqueles poucos que apresentavam, ou faziam de maneira isolada ou não tinham um plano de ação eficaz ou mecanismos de monitorização que possibilitassem a implantação e a manutenção da acessibilidade nos espaços públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (438.3 Kb)   docx (183.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com