TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algumas características do templo da Concordia

Por:   •  13/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  1.846 Visualizações

Página 1 de 3

        Algumas características do templo da Concordia

O Templo da Concórdia foi construído no sul da Sicília, no século V a.C., e é considerado  um marco da arquitetura dórica, levada à ilha pelos gregos na expansão e colonização mediterrânea da chamada Magna Grécia. A arquitetura dórica acompanhou o processo de colonização dessa região conhecida como Magna Grécia durante a II Diáspora Grega . A arquitetura grega antiga tinham uma função pública a até aproximadamente o ano 320 a.C. e ocupava-se de assuntos religiosos e dos acontecimentos civis mais importantes, como as competições esportivas. O templo possui 19,75m de largura e 42,23 m de comprimento, um pouco maior que um quadrado duplo. Ele cobre uma area de 843,39m² e tem uma altura de 13,48m.

Este tempo foi um dos dedicados à deusa Concordia que é uma antiga Deusa romana que personifica a união, o acordo no casamento e na sociedade, a harmonia e a paz dos lares. Ela especialmente simbolizou a paz entre duas classes sociais de Roma os plebeus e os nobres. Nos primeiros dias de Roma , houve uma união das classes para expulsar os reis tirânicos e criar uma republica. Para comemorar a união entre as classes, um templo foi construído ( templo de Concórdia).Este templo foi originalmente prometido em 367 aC pelo general Camilo e dedicado em 22 de julho (que se tornou seu festival) em algum momento depois

Um aspecto marcante da arquitetura grega são os templos. Eles foram construídos para reunir um grupo de pessoas para um culto religioso como nas igrejas atuais. Os templos gregos apresentam como característica marcante a simetria entre o pórtico de entrada, conhecido como pronau e os fundos, o opistódomo.

[pic 1]

Destaque para a oliveira do Templo que esta ali há cerca de 600 anos.(

        As principais linhas técnicas exploradas pelos gregos foram jônica, coríntia e a dórica onde a ultima foi utilizada na construção do templo da concórdia. A ordem dórica teve início em finais do século VII a.C. Sendo a primeira e a mais simples das ordens arquitetônicas, como uma versão em pedra das peças de madeira. O estilo dórico vem em primeiro lugar por uma razão muito simples: o estilo dórico foi um dos primeiros povos que dominaram a Grécia. Nessa ordem, a parte principal da coluna, ou fuste, repousa diretamente sobre o embasamento; o acabamento no alto da coluna, ou capitel, é extremamente simples; a parte que assenta sobre os capitéis, ou arquitrave, é larga, maciça, sem rebuscamentos.  As colunas(frente e fundo do templo eram de 4 a 6 vezes mais altas do que o diâmetro do fuste) circundavam cada lado. Cada coluna tinha vários tambores sobrepostos com 20 caneluras ou entalhes verticais. Ela é a mais rústica das três ordens arquitetônicas gregas, de acordo com Vitrúvio*  é quase certo que esta ordem se originou de um tipo primitivo de construção em madeira . As colunas dóricas têm cerca de 7 metros (22 pés) de altura, incluindo as capitais e um diâmetro de aproximadamente 1,3 metros (4,5 pés) na base.

Algumas dimensões do templo estão reunidas, resumidamente, na tabela abaixo:

Proporções das colunas

6x13m

Estilobato

16.91 x 39.44 m / 3:7

Contração dos cantos

Contração unitária em cada canto

Ligação da Cella

Clássica

Organização das colunas internas

Escadas

Altura da coluna

6,71m

Diâmetro baixo

1,42m

Largura da Cella x Comprimento

9.47 x 28.71 m

Fonte: http://www.ancient.eu/article/777/

[pic 2]

Ordem Dorica

A ordem dórica teve um papel muito importante na transição de uso de materiais onde a madeira foi substituída por pedra, ou seja, materiais que antes não eram permanentes na construção foram substituídos por materiais permanentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (283.1 Kb)   docx (166.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com