TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Bairro Teixeiras

Por:   •  9/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

                                                                                                                            [pic 1]Projeto Urbanístico Paisagismo - Análise do Bairro Teixeiras

Aluno: Aléxia Silveira Simões - RA: 01550006395        

Professor: Marcela Sinder

O bairro teixeiras é um bairro da cidade de Juiz de Fora, localizando na zona sul da cidade. O bairro é aparentemente tranquilo, as pessoas estão sentadas em suas calçadas, conversando com os vizinhos, lavando carro, fazendo churrasco, crianças brincando e etc., apesar de um transito mais intenso na Avenida Pantaleone Arcuri, Avenida Deusdethi Salgado e na Avenida Maria de Almeida Reis em algumas ruas do bairro como a Rua Jesus Raimundo, Rua Professora Elmaia Vaz, por exemplo, é possível ver crianças brincando na rua e o dia a dia pacato dos moradores do bairro.

O bairro fica por volta de 3,6km do centro, uma distancia considerável pra quem precisa cumprir as tarefas diárias, sendo assim é necessário um meio transporte para uma locomoção rápida. Apesar da distancia com o centro da cidade o bairro pode ser considerado totalmente independente no quesito comercio, é possível encontrar todo tipo de comércio pelas ruas do bairro, supermercado, padaria, açougue, horti-frutti, farmácias, posto de gasolina, lojas de agricultura, pet shop, salão de beleza, etc., além do comercio local tem o comercio dos bairros vizinhos e o Independência Shopping que fica a alguns minutos de distancia e é possível ir a pé. O comercio dos bairros vizinhos funciona como um gerador de empregos também. Além do comercio como ponto positivo do bairro Teixeiras, e a presença de escolas municipais e estaduais do ensino infantil ou ensino médio que facilita a vida dos moradores e das crianças que podem ir andando para escola, o bairro também conta com posto policial e posto de saúde.

O bairro é considerado de classe social média/baixa e é possível perceber que as edificações em sua maioria não estão com a obra finalizada, muita residência no mesmo terreno dividindo o espaço para mais de uma família, não respeitando o tamanho mínimo de afastamento imposto pela legislação da cidade e dificultando a impermeabilidade do bairro no espaço urbano.

Analisando o gabarito das residências é possível perceber que existem de um a seis pavimentos, em sua maioria estão presentes os de 5 pavimentos, ainda nessa analise é possível perceber que na maioria das vezes o primeiro pavimento se torna um comercio, pode ser por isso que o bairro é tão privilegiado de tantos comércios e  prestação de serviços. Aparentemente no bairro Teixeiras ter um comércio ou ser um prestador de serviço é como se fosse cultural e hereditário, vai passando de geração em geração.

O bairro não possui muitas opções de lazer, além dos bares ou praças que são descuidadas e abandonadas, quando fizemos a visita ao bairro conversamos com alguns moradores e eles relatam a falta de manutenção da prefeitura com as praças do bairro, mas é possível perceber que além da falta de manutenção da prefeitura, faltam cuidado dos moradores, as praças estão sujas e cheias de lixo e isso impede o uso das praças para o lazer. No entanto é próximo da UFJF que possui uma vasta área verde, academia popular, pista de skate, bicicletas das Unimed para passeio em torno do campus, além da UFJF tem o Parque da Lajinha que oferece quase as mesmas atividades ao ar livre do campus da UFJF e o Independência Shopping que é um ponto de lazer diferente dos outros citados a cima, no shopping tem praça de eventos, cinema e compras. Apesar dessas opções de lazer serem próximas ao bairro, a única e possível ir andando e o independência Shopping e as outras duas opção dependem totalmente de um meio de transporte preferencialmente privado, pois os ônibus que por ali passam não dão acesso a UFJF,por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (894.3 Kb)   docx (813.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com