TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Análises - Bairro do Comercio Salvador Bahia

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 4

OSMÁRIO DE OLIVEIRA

RAMAIANA SANTANA

REBECA SILVA

THAMIRES SOUZA

SISTEMA DE ANÁLISE URBANA - ANÁLISE DO BAIRRO COMÉRCIO

SALVADOR

2017

OSMARIO DE OLIVEIRA

RAMAIANA SANTANA

REBECA SILVA

THAMIRES SOUZA

SISTEMA DE ANÁLISE URBANA- ANÁLISE DO BAIRRO COMÉRCIO

Esta é uma análise elaborada pelos alunos Osmário de Oliveira, Ramaiana Santana, Rebeca Silva e Thamires Souza do curso de Arquitetura e Urbanismo, Noturno, apresentado para disciplina de sistema de análise urbana, ministrada pela Professora Najla Ribeiro.

SALVADOR

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

HISTÓRICO

1. ANÁLISES DOS MAPAS DO PPDU

1.1 ZONEAMENTO

1.2 ZEIS

1.3 SAVAM

1.4 SISTEMA VIÁRIO

1.5 TRANSPORTE DE CARGA

1.6 TRANSPORTE COLETIVO

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

O referido trabalho trata-se de uma análise ao bairro do comércio, localizado na cidade do Salvador, no estado da Bahia, a seguir será abordado a história do bairro, seu zoneamento, zeis entre outros.

HISTÓRICO

O bairro surgiu após diversos aterros e ampliação da área da praia, sendo local de desembarque dos navios europeus, desde a chegada dos portugueses à Bahia. No sec. XVII tornou-se principal centro de Comércio da Bahia, Em 1808 a Família Real chega ao Brasil e desembarca no porto do Comércio, no mesmo ano com o assinatura do decreto da abertura dos Portos às Nações Amigas, passou a receber navios de diversas nacionalidades.

O Bairro do Comércio, por muitos anos foi considerado o coração da cidade de Salvador. Na década de 70 com o crescimento da cidade de Salvador e da criação de uma nova área comercial e mais moderna, o bairro sofreu desvalorização. Mas até hoje o bairro continua sendo de importância para o Estado da Bahia, onde ainda está localizado o Porto de Salvador que tem papel importante para economia baiana, sendo o maior exportador de frutas do Brasil.

Dados demográficos

População Residente (Habitantes) 2000 2010

Comércio 2006 1345

Centro Histórico 2573 2253

Total 4579 3598

1 ANÁLISES DOS MAPAS DO PDDU

1.1 ZONEAMENTO

O bairro do Comércio continua sendo uma centralidade, porém já não tão influente. O estudo do Uso do Solo nessa região, é considerada de uso comercial e especial, pois nela está localizado o Porto de Salvador, os prédios em sua maioria são comerciais/administrativos. Sendo considerada uma Macroárea Consolidada, toda sua extensão já se encontra ocupada. Como é possível perceber nos mapas a seguir:

Macroárea consolidada

Centralidades

1.2 ZEIS

O Bairro de acordo com o mapa do PPDU, tem três Zonas Especiais de Interesse Social, ao qual se adéquam ZEIS-2:

II - ZEIS-2: correspondente à edificação ou conjunto de edificações deterioradas, desocupadas ou ocupadas predominantemente sob a forma de cortiços, habitações coletivas, vilas ou filas de casas, localizados em regiões com infraestrutura urbana consolidada, nos quais haja interesse público em promover a regularização edilícia, sua reutilização e a regularização das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com