TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Ergonômica de Janelas Presentes em Ambientes de Longa Permanência

Por:   •  30/10/2018  •  Artigo  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

Análise ergonômica de janelas presentes em ambientes de longa permanência

Mírlei Angelly da Silva Bernardino

Arquitetura e Urbanismo – Centro Universitário Adventista de São Paulo 10 de setembro de 2018

  1. Introdução

As janelas possuem um papel imprescindível em qualquer edificação. Através delas é possível controlar o clima, a iluminação e até mesmo a relação entre interior e exterior (NEUFERT, 2009). A arquitetura considera uma edificação eficiente aquela que, dentre outros fatores, apresenta aberturas capazes de se relacionar de forma competente com o meio e com o usuário.

Assim como as janelas, a ergonomia também se apresenta como tópico perti- nente dentro da arquitetura. É a ergonomia quem explica como ocorre a relação entre a forma humana e os objetos, e desenvolve sistemas para melhoria do conforto do indivíduo.

Sendo assim, o interesse desse trabalho é apresentar como diferentes modelos de janelas se relacionam com seus usuários. Para tal foram selecionados 5 tipos de janelas em ambientes de longa permanência dentro do UNASP. Através do dimensiona- mento, altura do peitoril, tipo de abertura e materiais presentes nos objetos em estudo o trabalho pretende alcançar seus objetivos.

  1. Ambientes

Dentre as diversas instalações que um universitário passa seu tempo, foram selecionadas quatro principais para estudo: alojamento, banheiro, sala de estudos e sala de aula. Todas estas, exceto o banheiro, são ambientes em que um estudante pode passar pelo menos cinco horas diárias. O banheiro em questão foi adicionado por possuir uma janela de difícil manuseio.


Tabela 1 – Tipos de Janelas[pic 1][pic 2]

Ambiente

Perfil

Dimensões (m)

Operação das

cortinas/ persianas

Operação das janelas

1

Quarto Simples

H - 1,80

L – 1,45

P – 0,90

Abertas quando as usuárias estão acordadas.

Sempre abertas.

2

Quarto VIP

H - 1,20

L – 1,50

P – 1,00

Abertas quando as usuárias estão acordadas.

Abertas durante um curto período de tempo para renovação do ar.

3

Banheiro (Quarto VIP)

H - 0,85

L – 0,85

P – 1,60

Não possui.

Sempre aberta, exceto nos dias muito frios ou   chuvosos.

4

Sala de Estudos

H - 1,75

L – 2,60

P – 0,90

Não possui.

Sempre fechada.

5

Sala de Aula (Sala C102)

H - 1,90

L – 2,10

P – 0,90

Varia de acordo a iluminação externa.

Varia conforme o clima e os  usuários.

H – Altura; L – Largura; P - Peitoril

Todos os ambientes exceto a sala de aula – que se encontra dentro do prédio do Ensino Superior – são instalações do Residencial feminino.

Todos os dados são baseados na medição, observação e uso. As imagens pertencem ao acervo pessoal.


  1. Quarto simples

O quarto simples possui duas janelas, uma em cada cômodo, e ambas possuem as mesmas dimensões e aproximadamente a mesma posição. Essas janelas basculan- tes possuem tela mosquiteira que dificulta o uso. Como se pode perceber na figura 1, a maçaneta fica “protegida” atrás da tela o que atrapalha a abertura, o fechamento e a limpeza desse tipo de janela.

Figura 1 – Janela Quarto Simples[pic 3]

Fonte: Acervo Pessoal

  1. Quarto VIP

Nesse quarto há apenas três janelas: duas que atendem ao ambiente das camas e escrivaninhas e uma no banheiro. As duas primeiras, assim como no quarto simples possuem tela mosquiteira, mas aqui as janelas são de correr e possuem dimensões diferentes. Por causa da tipologia, elas permitem o deslizamento das folhas, um controle melhor da entrada de ar (já que diferente das janelas basculantes a troca de ar ocorre de uma vez só), e permitem também que a limpeza seja feita pelas próprias moradoras.

As duas janelas possuem o peitoril numa altura confortável para as moradoras - que possuem altura média de 1,60 - manipularem as janelas sem problemas, mas as cortina s atrapalham quem senta na escrivaninha ao lado da primeira janela, e também atrapalham quem tem a cama ao lado da segunda janela.

Outra observação é sobre os puxadores das folhas que não acomodam bem as mãos e somados às grades das janelas dificultam o deslizamento da folha mais exterior, a de vidro.


2.2.1        Banheiro

A janela é projetante (abre para fora), o que impede que as moradoras consigam abrir e fechar essa janela com facilidade. Para manusea-la é preciso do auxílio de uma cadeira, o que muitas vezes pode desencorajar as pessoas a usa-la. O resultado é que no verão muitas abelhas entram no banheiro durante a noite e pela manhã o chão e a pia ficam cobertos de abelhas mortas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com