TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do terreno

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

Este resumo do filme “obrigado por fumar” foi desenvolvido com base no livro “Ética” de Adolfo Sánchez Vasquez. O filme obrigado por fumar é protagonizado por um cara chamado Nick Naylor, que ganha à vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos. Nick Naylor é o garoto propaganda do tabaco e acaba usando a mídia para tentar diminuir os riscos do uso do cigarro, ainda que estas opiniões desvirtuem conceitos do que é certo ou errado. Questionando a ética e o bom senso. Mas com o tempo o seu trabalho acaba afetando o seu relacionamento com o seu filho Joey.

Percebe-se nas cenas, que Nick sempre começava falando sobre assuntos comuns ao público para mostrar seu raciocínio e impor seus interesses, ou seja, uma estratégia para convencer as pessoas por meio da argumentação. Apesar do filme se passar em uma época na qual já se foram comprovados os malefícios do tabaco, Naylor trabalha convencendo as pessoas a continuarem comprando cigarros, se dizendo um sujeito de “moral flexível”. No auge da descoberta dos males do cigarro pelo Ministério da Saúde, o comportamento e o modo de pensar da maioria dos indivíduos perante o ato de fumar se modifica. O filme retrata a transição da época em que o cigarro era representação de elegância, sucesso e refinamento, para um contexto em que predomina a sua repulsa.

Este aspecto do filme levanta a questão de como a ética pode sofrer modificações ao longo da história. Por se adequar aos comportamentos, valores e costumes de uma determinada época e contexto, o que é considerado ético vai sendo moldado à medida que os modos de agir e de pensar da sociedade vão se alterando e se incrementando.

No cotidiano, os indivíduos procuram agir da maneira que consideram mais apropriadas de acordo com cada situação. A Moral diz respeito a esses comportamentos, que, por vezes, resultam de reflexões acerca das razões e argumentos que buscam justificá-los.

Segundo Vásquez, tais reflexões sobre esses comportamentos práticos- morais promovem a criação de normas a serem cumpridas, que compõe a chamada Ética. Esta se refere ao campo teórico da moral, consistindo na elaboração de juízos que exercerão influência geral sobre os comportamentos efetivos dos indivíduos, baseando-os.

O poder argumentativo de Nick atraia a atenção não só dos principais chefes da indústria do tabaco, mas também da repórter de um jornal de Washington que deseja investigá-lo e que usa de meios “escusos” para conseguir seus objetivos. Momento único no filme em que seu profissionalismo pode ser questionado. Nas cenas que mostram o envolvimento de Nick com a jornalista, Heather, as distorções morais ficam bem claras, principalmente quando ele a diz que sua motivação é pagar o seu aluguel. Mais à frente, a jornalista repete a mesma desculpa depois de seduzi-lo para escrever uma matéria bombástica, que temporariamente destrói a carreira de Nick.

A ética empresarial pode ser entendida no filme como participação dos funcionários nas decisões, a empresa pregava a liberdade de escolha e em nenhum momento falou que o cigarro fazia mal.

Uma característica marcante e que nos chamou bastante atenção é a criatividade e rapidez que Nick saia das situações embaraçosas, quando ele começou a ensinar para o filho dele o poder de argumentação. Joey acaba seguindo o exemplo de seu pai,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com