TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Moderna

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

Regras para o Trabalho da disciplina de Arquitetura Moderna (Nunes)

Cada grupo, de no mínimo 3 e no máximo 6 alunos, deverá fazer um trabalho sobre a “História da Arquitetura Modernista”. Ele se dividirá em 3 fases distintas, com 3 entregas parciais e uma apresentação final na forma de Seminário.

Cada entrega parcial corresponde ao trabalho de pesquisa e deverá tratar de um imóvel de usos diferentes:

  • A primeira entrega parcial deve tratar de um imóvel destinado ao uso residencial unifamiliar.
  • A segunda entrega parcial deve tratar de um imóvel destinado ao uso residencial, plurifamiliar, preferencialmente destinado a Habitação de Interesse Social.
  • A terceira entrega, que corresponde ao primeiro dia de seminários, deve tratar de um imóvel com uso diverso do habitacional.

Pelo menos um dos três móveis estudados acima deve estar, obrigatoriamente, localizado noBrasil.

As entregas parciais devem ser feitas por email, na data fixada, sendo que o arquivo será em word ou pdf. A apresentação final deverá ser em PPT ou vídeo e resumirá o material entregue anteriormente.

Para cada um dos móveis estudados deverão constar:

1 – época de produção (ano de projeto e execução) e características gerais da época (sociais, políticas, econômicas e culturais), sendo livre o uso de imagens relacionadas com a época

2 – local de produção e suas características específicas (sociais, políticas, econômicas e culturais), sendo obrigatório o uso de imagens e mapas

3 – autordo projeto com texto que deve ter obrigatoriamente dados biográficos básicos (nome completo, ano de nascimento e morte se for o caso, país natal e país de atuação principal, formação acadêmica se for o caso) e, se possível, imagens relacionadas com o autor.

4 – características de projeto do móvel, obrigatoriamente com desenhos (plantas, cortes, fachada e implantação), medidas e imagens do edifício estudado, onde se identifique sua “filiação” estilística e se justifique sua linguagem artística.

5 – características técnicas de construção, identificando os materiais utilizados, sendo obrigatório o uso de imagens relacionadas com o material, sendo recomendado o uso de imagens de detalhes.

6 – Análise espaciais, de implantação e de relação entre os ambientes e seus usuários, sendo obrigatório o uso de imagens ilustrativas (podem ser croquis de próprio punho)

Cada um desses itens deve ter no mínimo meia página de texto e no máximo duas páginas de textos. As imagens podem ser acrescentadas sem limite de páginas para cada item. O texto deve ser em fonte Arial 12, e os títulos em negrito Arial 14.O trabalho deverá ter capa com nome do trabalho, nome e número dos alunos, nome da disciplina, curso e universidade.

Na avaliação de cada entrega parcial será considerada a entrega dentro do prazo, a qualidade da diagramação e apresentação geral, a qualidade do conteúdo informado, a qualidade das imagens inseridas e a qualidade das fontes consultadas.

Respostas:

  1. A casa Bettega foi projetada em 1949 e a data de construção da casa foi em 1953, para um médico e sua família em Curitiba, foi restaurada em 2002. Os materiais são simples e regionais de execução precisa, e eles permanecem íntegros conservando e luz e as cores naturais. A casa Bettega quase foi demolida, ela só ‘escapou’ porque o proprietário da casa tinha patrimônio pessoal.

[pic 1] [pic 2][pic 3]

  1.  A casa fica na rua da paz em Curitiba.
  2. O autor do projeto se chama João Batista Vilanova Artigas, nasceu dia 23 de junho de 1915 e faleceu 12 de janeiro de 1985, seu país natal é o Brasil, Curitiba – Paraná, Artigas é considerado um dos principais nome da história da arquitetura de São Paulo, é graduado em engenheiro-arquiteto pela escola politécnica da universidade de São Paulo.
  3. A casa Bettega possui 1 quarto para o casal com suíte, 1 quarto para meninos e 1 quarto par meninas, 1 consultório, Sala de estar e jantar, copa para as refeições diárias, cozinha, 1 quarto de empregada e lavabo.

Planta pavimento térreo

[pic 4]

          Planta pavimento superior[pic 5]

Elevação lateral esquerda[pic 6]

Elevação lateral esquerda

[pic 7]

  1. O terreno mede 18 metros de frente por 40 de profundidade, total de 720m² de área com um considerado aclive de 6.50 metros.  O piso da rampa é composto de petit pavê com colarinho preto e preenchimento branco, os pisos da cozinha e do banheiro  como são áreas molhadas utiliza granitina, já nas salas, quartos e outras áreas de circulação utiliza um piso de madeira tipo ‘parquet’ em madeira bicolor, esse piso era produzido pela família Bettega. As paredes externas é utilizado o acabamento em ‘massa raspada’ dando um aspecto de revestimento em pedra.

 [pic 8]  [pic 9]

 [pic 10]

  1. Pesquisar

Bibliografia:

http://www.g-arquitetura.com.br/vilanova_artigas.htm

http://www.g-arquitetura.com.br/historico.html

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (373.7 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com