TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Planejamento Urbano Regional

Por:   •  23/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Paulista – UNIP

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Sorocaba

(PUR)_Planejamento Urbano Regional

Nome do Aluno(a): Weslley Roberto do Amaral Gurgel

R.A: F199541

__________________________________________________________________________

Federalismo, Planejamento e Financiamento

avanços e desafios da governança metropolitana no Brasil

(Abaixo do título inserir referência bibliográfica conforme norma da ABNT 6023, atentar-se para a diferença entre livros e artigos publicados em periódico)

Aurélio Costa, Marcos. Agenda Metropolitana e a pesquisa aplicada: um balanço in: Federalismo, Planejamento e Financiamento: avanços e desafios da governança metropolitana no Brasil. Rede IPEA, Rio de Janeiro, 2021

Aurélio Costa, Marcos. Planejamento e Financiamento. Avanços e desafios da governança metropolitana do Brasil, Rio de janeiro, v.5, p. l, cap.1, p. 10-25, dez. 2021.

Palavras-chaves

METROPOLITANA; BRASIL; GOVERNANÇA; PROJETO; IMPLANTAÇÃO

Objetivo do artigo 

Este texto tem como propósito apresentar como o projeto Governança Metropolitana tem atuado no Brasil e quais são os seus resultados em relação à aplicação do Estatuto da Metrópole (EM) e a gestão metropolitana no país. O autor ainda explica as áreas de atuação do projeto e as atividades realizadas desde a aprovação do Estatuto, como a atualização do "universo metropolitano" e a participação em debates, eventos acadêmicos e institucionais. Adicionalmente, o autor explora as áreas prioritárias de atuação do projeto e introduz as novas áreas de pesquisa desenvolvidas em 2020

Qual é a hipótese do autor

A hipótese do autor é que, após a publicação do Estatuto da Metrópole, houve uma implementação da lei em diversas regiões metropolitanas do país, e que, através do projeto Governança Metropolitana no Brasil, foram desenvolvidas frentes de trabalho para acompanhar este processo de implementação e conduzir pesquisas sobre os desafios da governança metropolitana no Brasil. Além disso, o autor aponta que a elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) é uma nova agenda de pesquisa em desenvolvimento e que está tangenciando as atividades do projeto.

Tendo como referência este texto, refletir sobre duas questões:

  1. Considerando as particularidades da Região Metropolitana de Sorocaba, a primeira questão é somos um fato metropolitano? 
  2. Segunda questão como uma Agenda Metropolitana, que tenha uma interface com situações de vulnerabilidade socioambiental, poderá contribuir para a solução dos graves problemas de enchentes, inundações, desabamentos e perdas de vidas que configuram na atualidade, um quadro de destruição em cidades brasileiras?

Tendo em vista. Sim a região de Sorocaba é considerada uma região metropolitana. Ela é composta por várias cidades próximas, que formam uma área urbanizada e independente. A região de Sorocaba tem uma população significativa e é de importância econômica para o estado de São Paulo.

Uma Agenda Metropolitana que inclua uma interface de situações de vulnerabilidade socioambiental pode ser uma ferramenta valiosa para o gerenciamento e a resolução dos graves problemas de enchentes, inundações, desabamentos e perdas de vidas em cidades brasileiras das seguintes maneiras: Identificação de áreas vulneráveis, Monitoramento continuo, Planejamento urbano, Ações preventivas, Educação e conscientização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (318 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com