TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Pedregulho

Por:   •  20/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 9
  1. Introdução

        O trabalho a seguir, tem como objetivo analisar e estudar a obra de Affonso Eduardo Reidy e Carmen Portinho, o conjunto habitacional Prefeito Mendes de Moraes também conhecido como pedregulho, buscando traçar um perfil de tipologias arquitetônicas empregadas no projeto e analisando suas características para avaliar sua importância para a arquitetura moderna brasileira e o mundo e para a população.

        O trabalho também ira buscar referencias utilizadas por Reidy para a construção de seu projeto, referências essas analisadas na questão arquitetônicas, urbanísticas e de conceitos parar que o projeto saísse do papel. Analisaremos também as características de cada edifício explicando e ligando sua arquitetura com outros projetos que possam ter sido de inspiração para o arquiteto.

        Considerada a obra prima de Affonso Reidy, o conjunto do pedregulho teve com a sua criação repercussão mundial, sendo um projeto reconhecido por arquitetos renomados como Le Corbusier, Oscar Niemeyer, Lucio Costa, entre outros grandes nomes da arquitetura moderna que consideraram o edifício como a essência da arquitetura moderna no Brasil.

        O conjunto habitacional de Pedregulho em São Cristóvão, Rio de Janeiro, projetado por Affonso Eduardo Reidy, a partir de 1947, ganhou um prêmio na Bienal Internacional de São Paulo de 1953, por sua solução funcional e estética, que faz com que até hoje esse conjunto se destaque no panorama da produção dos arquitetos modernos brasileiros.

        O projeto considerado é considerado como uma proposta de futuro, de modo de vida e de habitar, e foi considerada a construção de uma utopia não só de Reidy, mas também de toda a gama de arquitetos modernos.

2. Conjunto habitacional pedregulho

2.1. Conjuntura em que surgiu o edifício

O Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes também conhecido como pedregulho, é uma habitação coletiva localizada no Rio de Janeiro no bairro de São Cristóvão, que foi projetada pelo consagrado e um dos grandes nomes da arquitetura moderna brasileira Affonso Eduardo Reidy (1909 - 1964) com ajuda da Engenheira Carmen Portinho no ano de 1947 com o objetivo de abrigar funcionários públicos do então Distrito Federal.

Segundo o Professor e pesquisador da FAU/USP, Nabil Bonduki:

 “O conjunto faz parte de um ciclo importante de projetos de habitação de interesse social no Brasil, um processo de produção de habitação basicamente a partir do governo de Getúlio Vargas quando a questão da habitação passa a ser tratada como uma questão de governo.”

Referência: PEDREGULHO - O Sonho é Possível. Rio de Janeiro: Tríplice Produções, 2006. P&B.

O Brasil durante a segunda guerra passou por uma grande revolução industrial e urbanização que trouxe melhorias mas também o encarecimento dos edifícios residenciais e isso acabou resultando na favelização devido ao fim dos cortiços e para solucionar esse problema foi criada a DPH (Departamento de habitação Popular) em 1946 por Getúlio Vargas, quando começa a se pensar nas habitações sociais e coletivas. Carmen Portinho então diretora do DPH, influenciada por suas experiências europeias e seu contato com Le Corbusier, propõe a criação e construção de habitações populares que deveriam ser equipados com serviços sociais e que deveriam se afastar da tradicional moradia isolada e dos apartamentos individuais.

A partir daí surgem duas propostas de projeto o conjunto de Pedregulho e o da Gávea, ambos projetados por ela e seu marido Affonso Eduardo Reidy, que eram muito parecidos devido a sua arquitetura sinuosa e suas propostas de moradia que são até hoje consideradas obra prima do arquiteto modernista. [figura 1 e 2]

O Conjunto Pedregulho surge entre duas grandes revoluções brasileiras e de revolução entres os períodos de 1920 – 1930 e o período de 1950 – 1960. Neste momento a grande problemática da arquitetura não é mais o edifício em si, mas o urbanismo e os aspectos coletivos da sociedade.

Essas propostas eram baseadas nos conceitos de Le Corbusier e a Maquina de morar e nas CIAMs (Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna) que pensavam, analisavam e debatiam as questões da arquitetura moderna e da habitação. No 2º CIAM eram discutidas as questões de habitação mínima, para trabalhadores, buscando funcionalismo e racionalização, mas também debatiam novas formas de sociabilidade dando maior importância a vida funcional e comunitária e casas para setores de renda mínima.

Os arquitetos modernos tinham como ideia educar o homem através da arquitetura, buscando uma sociedade igualitária e coletivista buscando um relacionamento maior entre as pessoas.

O projeto arquitetônico ficou a cargo de Affonso Reidy assim como a engenheira responsável buscava a criação de uma habitação fora dos padrões individuais e buscando melhor qualidade de vida e um contato maior entre os moradores deste conjunto devido a sua sintonia com a cidade e com o sentido de coletivo, buscando com isso uma maior igualdade social e democracia, pois apesar de ser construído para abrigar funcionários públicos, buscava a melhor qualidade de vida possível.

2.2 O Arquiteto Affonso Eduardo Reidy e a engenheira Carmen Portinho

2.2.1 O arquiteto

Affonso Eduardo Reidy, nasceu em Paris (1909 – 1964), entretanto fez sua carreira como arquiteto no Rio de Janeiro. Formou-se na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA) aos 17 anos em 1930 e tornou-se professor após concluir o curso. Em 1931, venceu um concurso para a construção do Albergue da Boa Vontade, seu primeiro projeto e um dos projetos pioneiros do modernismo no Rio de Janeiro.

Além disso em 1936 fez parte do grupo de arquitetos comandados por Lucio Costa, além da participação de Oscar Niemeyer e Le Corbusier, que eram responsáveis pelo projeto do Ministério da Educação e Saúde (Palácio Gustavo Capanema).

Coordenou o projeto de urbanização do centro da cidade do Rio de janeiro, que serviu de base para o desenvolvimento do Aterro e parque do Flamengo. Seu projeto de habitação social Pedregulho, recebeu o primeiro prêmio na Bienal Internacional de São Paulo.

Dedicou seus conhecimentos a facilitar e melhorar a vida dos cidadãos brasileiros e tinha uma visão de criar um brasil novo devido a revolução de 1930 e se inspirava em Le Corbusier e queria trazer uma nova linguagem arquitetônica ao Brasil.

Em 1947 integrou e liderou ao lado de Carmen Portinho o projeto que é considerado sua obra prima, o conjunto habitacional pedregulho, que foi reconhecida mundialmente como grande precursor da arquitetura moderna no Brasil e principalmente a transformação de um sonho utópico em realidade. Reidy não só construiu um conjunto, mas propôs uma nova forma de viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com