TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Teste Slump

Por:   •  16/3/2023  •  Artigo  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 7

TESTE SLUMP:CONCRETO [1]

Eduarda Salete Merlo[2]

Laura Wengenowicz[3]

Rafael de Medeiros[4]

1 INTRODUÇÃO

O concreto armado é a combinação de concreto com aço e foi criado em 1849, por Joseph Monier. Desde de sua criação vem sendo uma das combinações mais utilizadas na construção civil. Com o tempo vem sendo melhorado e aperfeiçoado. Hoje as armaduras de aço chegam na obra prontas, e o concreto é trazido fresco do fabricante, e testado em campo.

        Com a evolução dos cálculos estruturais, dos programas de computadores, e o conhecimento de como o concreto e o aço se comportam em obra e a longo prazo, permite que tenha estruturas muito mais avançadas, fugindo do concreto convencional. Então foi desenvolvido o Concreto de Alto Desempenho, com a ajuda de misturas e aditivos.

        O concreto de alto desempenho (CAD) possui resistência e durabilidade superior ao concreto convencional, tem resistência superior a 50 mPa e pode chegar a 100 mPa. Por seu alto desempenho costuma ser utilizado em grandes empreendimentos para estruturas especiais, já que ele possui um elevado custo.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 COMPOSIÇÃO/CARACTERÍSTICAS

        A composição é de extrema importância para que se torne o concreto de alto desempenho. Os componentes de um CAD são: cimento, adição mineral, aditivo químico, agregado miúdo, agregado graúdo, fibras, pigmentos e água. Nem todos os CADs possuem esses componentes, podem ser substituídos por outros parecidos, ou feito com menos componentes. 

        Para a produção do CAD, pode ser usado um cimento convencional, mas em geral, é usado um cimento mais puro. Cimentos CP I e CP V ARI são os mais recomendados. Cada cimento apresenta uma variação na quantidade de água e amassamento. As partículas de cimento ficam muito próximas umas das outras, com menor distância para percorrer na geração de uma ligação inicial. É quando ocorre maior resistência inicial e menos espaços livres, ou seja, menos porosidade.

        A Aïtcin (2000) apresenta requisitos dos tipos de cimentos CAD. A finura deve ser média, nem muito alta nem baixa, Deve-se ter informações sobre o C3A (tipo de célula cristalina e quantidade) e sobre os sulfatos de cálcio que influirão sobre a velocidade da formação de etringita, devendo ficar a soma desses compostos entre 14 e 16%, Ensaios de reologia com mini-slump e cone de Marsh entre o cimento, a água e os super plastificantes são de grande importância para verificar a compatibilidade cimento versus aditivo, O DRX do cimento tratado com ácido salicílico, com a finalidade de exibir os compostos menores, é importante para dar ideia do tipo de C3A e sulfatos. Para os CAD, o cimento deve ter baixo teor de C3A e preferencialmente ser cúbico ou cúbico e ortorrômbico, dependendo do grau de sulfurização do cimento, pois este controla a hidratação do C3A. (Concreto de Alto e Ultra-Alto Desempenho, 2011, p.11).

        Deve ser adicionado um mineral na mistura, pois irá reagir quimicamente e fisicamente com o cimento. A adição mais utilizada é a sílica ativa, ela possui pequenas partículas, melhorando a trabalhabilidade, pois preenche os vazios do concerto. Também melhora a resistência e a durabilidade. 

Denomina-se adição mineral os materiais com atividade pozolânica que são inseridos na mistura, tipo: pozolanas naturais, cinzas volantes, escória básica granulada de alto-forno, cinza de casca de arroz, metacaulim, sílica ativa e outras. A inserção de uma adição mineral pode dar-se por adição ao cimento (com retirada de parte dos agregados) ou por substituição ao cimento (com retirada de parte do cimento), segundo os procedimentos escolhidos durante o estudo de dosagem. Fica claro que, ao adicionar novo material, outros deverão sair da mistura para manter a mesma unidade de volume. (Concreto de Alto e Ultra-Alto Desempenho, 2011, p.12).

        Também na composição deve ter aditivos químicos plastificantes, no caso do CAD os super plastificantes, estes aumentam as propriedades mecânicas e a durabilidade, a trabalhabilidade, além de reduzirem a demanda de água na mistura. 

        Existem agregados de diversos tamanhos, mas no caso do CAD existe um limite no tamanho, pois pode ocorrer falhas na estrutura, além de reter mais água, então deve haver um equilíbrio para que melhore as propriedades do concreto. 

Aïtcin (2000) resume as características, a seguir elencadas, que os agregados devem apresentar para serem utilizados no CAD: a sua escolha deve ser criteriosa, pois é o fator limitante da resistência última de CAD para patamares acima de 100 MPa; o agregado graúdo deve possuir, de preferência, módulo de finura entre 2,7 e 3,0, sem partículas finas, descartando-se as grãos inferiores a 5mm; os agregados graúdos devem apresentar a forma mais cúbica possível, podendo ser utilizadas rochas calcárias, dolomíticas, graníticas, diabásicas e, preferencialmente, pedra glacial britada; deve-se usar o menor diâmetro possível dos agregados graúdos para diminuir a espessura da zona de transição e torná-la mais homogênea, considerando se, ainda, que as partículas menores são mais resistentes porque apresentam menos microfissuras, poros menores e menos inclusões de materiais frágeis; os diâmetros máximos característicos recomendados são os seguintes: 25 mm para CAD classes I e II, 19 mm para classe II e 12mm para Classes IV e V (sempre que possível devem ser escolhidos os menores valores disponíveis economicamente na região). (Concreto de Alto e Ultra-Alto Desempenho, 2011, p.13).

2.2 APLICAÇÕES /EXECUÇÕES

         O concreto de alto desempenho apresenta um vasto campo de aplicações, sendo visto em quase todos os ramos da construção civil, cada projeto apresenta suas características especificas e requerem de determinadas qualidades do concreto. O CAD deve apresentar, alta trabalhabilidade, alta resistência e alta durabilidade. O conceito de ‘alta’ é subjetivo, mas pode ser entendido como acima do normal para determinadas aplicações. Veremos algumas das aplicações:

  1. Usinas Hidroelétricas:  Sua estrutura deve apresentar trabalhabilidade, alta resistência e alta durabilidade, possuindo boa empregabilidade em usinas Hidroelétricas.

[pic 1]

Imagem 01: usina de Sobradinho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com