TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre o Cubismo

Por:   •  9/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  1.416 Visualizações

Página 1 de 8

 Cubismo

A forma como expressão

Cubismo
A forma como expressão

Resumo

O cubismo se originou na obra de cézanne, para ele a pintura deveria tratar as formas de cilindro, cones e esferas. Entretanto os cubistas foram além de Cézanne, abandonaram essa lado da perspectiva, e apresentaram as figuras em um plano, onde era como se as figuras estivessem abertas e apresentando os seus lados. Deu partida inicial com o Georges Braque e Pablo Picasso, em 1907. Com o tempo, o cubismo evoluiu e formou duas etapas: Cubismo Analítico e Cubismo Sintético. O Cubismo Analítico, foi desenvolvido por Pablo Picasso e Braque, entre 1908 e 1911. Eles trabalhavam com poucas cores, preto, branco e alguns marrom. Nessa fase os objetos eram bastante fragmentados, tornou-se quase impossível reconhecer as figuras apresentadas. O Cubismo Sintético, começou a recuperar as formas dos objetos e procurou tornar as figuras mais reconhecíveis. continuou com as formas cilíndricas e apresentando as figuras de vários ângulos. Principais Artistas: Pablo Picasso, Georges Braque, Juan Gris, Fernand Léger, Robert Delaunay, Jean Metzinger, Albert Gleizes, Henri Rousseau, Francis Picabia, Marcel Duchamp.

Uma característica bem influenciada foi a introdução de colagens nos quadros, começou a se utilizar números, madeiras, letras, palavras, vidros e metais. Após a Primeira Guerra Mundial em 1914 o cubismo encerrou. Século adentro, os arquitetos Le Corbusier, Daniel Liebeskind e Frank Gehry deram uma certa continuidade na construção com a técnica da colagem, somada a outras características do estilo cubista.

Palavra chave: Cubismo; Cézanne;

Introdução:

A década anterior a Primeira Guerra Mundial foi um período extraordinário na história de Paris. A dinâmica do capitalismo, que orienta a economia em expansão, já vinha exacerbando agudas desigualdades sociais e chocava-se com a resistência crescente da classe operária (organizada nos novos movimentos do socialismo e do sindicalismo) e com cada vez mais forte o movimento feminista. O acelerado crescimento da própria cidade e de novas formas de transporte, consumo e entretenimento de massa ameaçava as indústrias existentes, em grande parte rurais, assim como estilos de vida pelos quais se conservava um apego profundo.

No seio dessa sociedade complexa e dinâmica, desenvolveu-se as vanguarda artística. Jovens atraídos pela cultura de Paris, tornaram a vanguarda do cubismo mais diversificada e influente dentre todas as vanguardas que floresceram nos primeiros anos do século. O cubismo se originou na obra de Cézanne, para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cilindro, cones e esferas. Entretanto os cubistas foram além de Cézanne, abandonaram essa lado da perspectiva, e apresentaram as figuras em um plano, onde era como se as figuras estivessem abertas e apresentando os seus lados. Contudo o Cubismo teve o ponto de partida em torno de 1907 e 1910, no século XX, na França, por Pablo Picasso e Georges Braque. Ficou mais conhecido pela obra de Pablo Picasso, Les Demosielles. A obra e composta por cinco prostitutas, representadas de forma cubistas, o rosto das mulheres sentadas ao lado direito, traz máscaras ao seu rosto, ele estava se assemelhando a máscaras e esculturas africanas.

1-Pablo Picasso
Les demosielles d' Avignon 1907
Óleo sobre tela 243,9x233,7
[pic 1]

O Cubismo, talvez foi um dos movimentos mais famosos da vanguarda do século XX.

A proposta cubista centrava-se na liberdade que o artista deveria ter para decompor e recompor a realidade a partir de seus elementos geométricos.

Com o tempo, o cubismo evoluiu e formou duas etapas: Cubismo Analítico e Cubismo Sintético. O Cubismo Analítico, foi desenvolvido por Pablo Picasso e Braque, entre 1908 e 1911. Eles trabalhavam com poucas cores, preto, branco e alguns marrom. Nessa fase os objetos eram bastante fragmentados, tornou-se quase impossível reconhecer as figuras apresentadas. As figuras eram vistas de vários ângulos no mesmo instante.

O Cubismo Sintético, começou a recuperar as formas dos objetos e procurou tornar as figuras mais reconhecíveis. Continuou com as formas cilíndricas e apresentando as figuras de vários ângulos. Uma característica bem influenciada foi a introdução de colagens nos quadros, começou a se utilizar números, madeiras, letras, palavras, vidros e metais.

No ano de 1914 começou a Primeira Guerra Mundial, onde foi um divisor de águas na história das nações.

Características:

  • Geometrização das formas e volumes
  • Procurava situar a forma no espaço, sem aplicar a perspectativa
  • Cores que vão do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave
  • O pintor Cubista, representa simultaneamente na tela, vários aspectos de um mesmo objecto, Simultaneidade: A representação de vários aspectos de um objecto na mesma tela;
  • Predomínio de linhas retas.
  • Representa os objetos ou corpos, sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo,percebendo todos os planos e volumes.
  • Sensação de pintura Esculpida

Principais Artistas:

Pablo Picasso – (1881-1973), com 92 anos, Picasso passou por várias fases na sua vida, as mais nítidas a fase azul entre (1901-1904), que representa a tristeza do pobre, o desespero do humano.
A Fase Rosa entre (1904-1907), com a paixão de Picasso por circo, começou a pintar acrobatas e arlequins.
Depois de descobrir a arte africana e compreender que o artista negro, não pinta ou esculpir de acordo com algum movimento estético, mas com um liberdade muito maior. Picasso começou uma revolução na arte. Em 1907 com a obra
Les Demoiselles d' Avignon, onde deu início ao cubismo. Em 1937 teve destaque com sua obra Guernica, essa obra foi uma denuncia das mortes, que estava destruindo a Espanha com a Guerra Civil. Claramente em estilos cubistas, Picasso retrata pessoas, animais nascidos pelo intenso bombardeio a força alemã.

2-Pablo Picasso
Guernica

[pic 2]

Georges Braque – (1882-1963) Passa pela Fase do Analítico, entre 1913 e 1917, já vai para o Cubismo Sintético.
Braque recordando que eles eram como dois alpinistas amarrados um ao outro numa montanha; icasso observando que “ele era a minha esposa”. No periodo de 1911 a 1912, chegou a eles anularem suas personalidades individuais na exploração connjunta de novos meios da pintura, fazendo pinturas quase idênticas, às quais não colocavam assinatura. As diferenças e semelhanças entre eles ficam claras mediante a comparação de duas pinturas: Casas em L'Estaque, de Braque, e Cabana e árvores, de Picasso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com