TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Casas Mais Extraordinárias do Mundo

Por:   •  12/5/2019  •  Resenha  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 6

As Casas Mais Extraordinárias do Mundo

Série documental da BBC (British Broadcasting Corporation), disponibilizada em março pela Netflix, para o Brasil e os Estados Unidos.

Episódio três: Litoral

Casas no litoral, neste episódio os dois exploradores Piers Taylor e Caroline Quentin visitam casas não convencionais em locais de difícil acesso, em meio às paisagens mais exóticas do mundo. A vida litorânea proporciona um ar puro que vem do mar além de lindas vistas em constantes mudanças, o que torna as obras desse ambiente únicas.

Kristiansand, Noruega, arquipélago nórdico de ilhas remotas a 320 km do sudeste da capital. A casa premiada foi projetada para ser resistente ao clima e camuflada com o ambiente ao redor. O maior desafio do arquiteto foi criar um projeto em apenas 100m², e que tudo que houvesse na casa fosse relacionada às rochas, a casa foi projetada em cima de uma edificação já existente de um chalé. Construída com pouca elevação, relativamente baixa de apenas um andar e muito perto da água, o material escolhido para a obra foi o concreto no intuito de se misturar com a paisagem e envelhecer junto a ela, tornando a casa e as rochas uma só. Os donos queriam uma casa que coubesse na natureza e isso foi à maior preocupação do arquiteto que construiu em condições extremas do inverno. Uma casa que proporciona para os donos a sensação de descanso, bem estar e convivência, planejada para a família.

Costa Tropical, Espanha, onde uma casa foi construída num precipício íngreme com uma inclinação de 42ºC em um penhasco de pedras sedimentadas. O desafio que os arquitetos encontraram foi construir uma casa nessa inclinação, interagissem com toda a paisagem e que voltasse todos os ambientes para uma visão do mar. Em um espaço de 50m², os arquitetos projetaram toda a obra em adaptação com a paisagem, uma construção totalmente diferente e complicada, onde o telhado se camufla com o precipício, pois formam escamas que lembras as pedras remotas. Houve uma competição para escolher o projeto e os arquitetos premiados destacaram o telhado como o principal da obra, todo complexo, feito de metal artesanal para que fizesse parte do ambiente. O que mais custou na obra foi à fundação, pois foi cavada e construída ao mesmo tempo de cima para baixo, para que não houvesse risco de desmoronamento e feito a obra por etapas em um local nada sólido. Uma casa única que foge do conceito da região, inovando as formas mais exuberantes de se construir.

Marlborough Sounds, Nova Zelândia, ponto norte da ilha do sul onde o mar subiu e inundou uma serie de vales após a última era do gelo há dez mil anos. O desafio do arquiteto foi construir uma casa em meio à natureza aonde a melhor forma de se chegar é por barco. A casa se camufla entre as árvores, feita de materiais sustentáveis, onde reaproveitaram as madeiras de eucalipto de uma demolição. Cuidadosamente projetada por estruturas de madeiras, mantidas no alto para dar a idéia de estar flutuando entre as árvores, todo material da construção chegou a barcos o que dificultou o processo de finalização da obra. Toda a casa se entrelaça com a natureza, o proprietário, diretor cineasta de filmes como Harry Potter, esteve muito envolvido com todo o projeto e contou com a ajuda de um construtor local para a execução do projeto em relação de tornar sua visão uma realidade, acomodando a casa dentro da paisagem e tornando-a tranqüila onde prevalece a essência da natureza.

Nova Escócia, Canadá, uma casa de férias de um casal de médicos que se apaixonaram pelo local após de mudarem para região, vindos do Brasil. Construída a beira de um litoral selvagem propício a mudanças críticas de clima, o desafio do arquiteto era projetar uma casa de frente ao mar e que suportasse o oceano atlântico e tudo que a mãe natureza pudesse fazer. Uma construção modesta, porém revela uma bela integração com a paisagem, a casa foi pensada para similar dois barcos de cascos secos, por isso, deriva o nome da obra de Dois Cascos. Os proprietários dizem que a vila de pescadores e o litoral lembram-nos as praias do Brasil e que o prédio saiu conforme planejado, pois queriam destruir a menor quantidade árvores e aproveitar toda a natureza onde inseriram. Um casal moderno, de idéias que apóiam a arte e a cultura, clientes de cabeça aberta e pensamentos idealistas que acrescentam mais ainda para o profissional arquiteto.

Episódio quatro: Subterrâneo

Construir um habitar no subterrâneo pode ser uma experiência intrigante e mágica. Os exploradores exibem um novo mundo que existe enterrado no subsolo e como a natureza nunca volta ser como era e vive em constante mudança.

Antiparos, Grécia, onde uma casa de férias espaçosas foi projetada no subterrâneo para receber a família e amigos. A casa foi projetada como um pedaço da paisagem, onde 80% a 90% está enterrada a 10 metros de profundidade, mas que proporciona visões incríveis do mar. Uma casa enorme que compreende o ambiente inserido tornando-a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com