TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mundo é nossa casa

Por:   •  12/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO HOME – O MUNDO É NOSSA CASA

Antônia Pereira de Freitas

Hoje a vida, nossa vida é só um elo nesta corrente de inúmeros seres vivos que sucederam uns aos outros na Terra durante quase 4 bilhões de anos. Inicialmente a terra era inóspita com uma atmosfera densa cheia de dióxido de carbono.

O motor da vida é a ligação, tudo é ligado, nada é autossuficiente, água e ar são inseparáveis, unidos pela vida e por nossa vida na Terra, compartilhar é tudo.

A extensão verde que espreita através das nuvens é a fonte de oxigênio do ar. 70% deste gás, sem o qual nossos pulmões não funcionariam vem das algas, que dá cor à superfície dos oceanos.

Nossa Terra conta com o equilíbrio no qual cada ser tem papel importante e existe graças a existência de outros seres, uma harmonia sutil e frágil que é facilmente rompida.

Observa-se que o vídeo mostra uma conexão entre o húmus e as criaturas terrestres abordando a importância da inter-relação entre elas. Nota-se principalmente a importância da relação do homem com locais onde se encontra água farta e que a agricultura é possível.

Destaca-se ao longo do vídeo a relação entre a descoberta do petróleo com os gastos excessivos dos bens naturais da Terra.

Estamos destruindo o ciclo de uma vida que nos foi dada, o autor mostra como os recursos naturais estão acabando frente ao aumento populacional.

A floresta oferece os remédios que nos cura. Mais em quase 40 anos a maior floresta tropical do mundo, Amazônia, foi reduzida em quase 20%. A floresta abriu passagem para criação de gado e soja. Observa-se que o homem está abrindo mão da natureza para benefícios próprios.

Desde 1950 a população mundial triplicou. E desde 1950 alteramos mais a nossa ilha, a Terra, do que em todos os nossos 200 mil anos de história. O autor cita a Nigéria, onde a desigualdade social, é excessiva, comparando com o resto do mundo. Observamos que esta desigualdade é um dos maiores problemas do mundo.

Hoje metade das riquezas do mundo está nas mãos dos 2% mais ricos da população. A fome está espalhando mais uma vez afeta quase 1 bilhão de pessoas. O autor continua abordando o quanto a pobreza afeta as pessoas na atualidade desigual e capitalista.

Por todo o planeta os mais pobres vivem de sobras enquanto exploramos recursos sem os quais não podemos mais viver. Compreende-se que o planeta chegou a um patamar em que a exploração é tão abrupta que não se sabe até quando vai durar.

É muito difícil compreender como a população vai sobreviver a tanto descaso e problemas ambientais, mas todos unidos poderemos fazer o que for preciso para que a vida na Terra seja mais apaziguável e em conexão com a natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com