TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dimensões Oculta

Por:   •  10/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

“A Dimensão Oculta” de Edward T. Hall

Ao ler o texto a primeira coisa que me chamou a atenção foi o fato de que a linguagem é, na verdade, um grande contribuinte para a nossa formação da cultura pessoa e do pensamento crítico. Dessa forma, ao longo do texto fui percebendo que, realmente, temos um jeito de pensar diferente em relação a outras pessoas que não possuem o mesmo modo de comunicação. Após da leitura do texto observei que não bastava entender somente a mensagem passada e que eu deveria ser capaz de decodificar os gestos e a cultura em que estava inserida no momento, podendo ser na minha cidade natal ou durante uma viagem à terras estrangeiras.

Capítulo 1 Hall dá a conhecer o significado do termo «proxémia» e alguns antropólogos dos quais vai fazer referência nos capítulos seguintes. Faz ainda uma pequena introdução aos estudos desses antropólogos quanto a uma barreira da qual todos temos dificuldade em passar, a barreira linguística. As barreiras culturais também irão ser parte do estudo que este livro aborda quando se focar especificamente nas culturas europeia, japonesa.

A distância no ser humano, neste capítulo que nos são apresentados conhecer as distâncias que Hall identificou no povo americano, são elas a distância íntima, distância pessoal distância social e distância pública. Cada uma delas é dividida em modo próximo e em modo afastado ou longínquo.

 Na minha opinião este livro permite explorar não só um dos nossos lados mais inconscientes que a cultura oferece e também aprendemos desde pequenos como nos oferece bases para a criação de ambientes imersivos de design interativo. O mais importante é sabermos exatamente como nos comportamos ao sentirmos o nosso espaço pessoal invadido e ver as diferenças sobre o mesmo entre culturas ocidentais e orientais. aprendi também como tirar mais partido dos nossos sentidos e a fazer com que as pessoas os explorem se forem bem aplicados dentro desses ambientes imersivos. Repensar uma estratégia de reabilitação urbana e cultural é essencial, em todos os países, pois os aglomerados populacionais são cada vez uma preocupação maior nos dias que correm.

Alipio Izinga

20191171

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com