TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Patologias em Edifícios

Por:   •  25/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 5

RASCUNHO

O que são manifestações patológicas – Quais as mais comuns em edificações – O que são edifícios históricos – Como o abandono de edifícios históricos pode ser um fator no aumento de problemas patológicos, podendo acarretar na perda do edifício – Edifícios históricos abandonados com presença de patologias e perigos – As patologias encontradas nos edifícios abandonados apresentados – Como o abandono gera degradação, perda do edifício e a perda de identidade histórica – A importância da preservação.

  • Diferente do sentido que patologia possui na medicina, área na qual desenvolveu o termo, patologias em edificações segundo CREMONNI (1988) trata-se de dizer que a edificação e seus componentes estão por algum motivo, com um desempenho desfavorável, diferente do que se foi pensado. Fazendo com que seja necessário um estudo e analises afim de encontrar os problemas e as possíveis causas. Segundo Linchester, o diagnostico é o entendimento dos fenômenos em termos de identificação das múltiplas relações de causa e efeito que normalmente caracterizam um problema patológico.  

  • As patologias encontradas com frequências em edifícios, sendo eles mais antigos ou mais recentes, em decorrência do mau uso ou da falta de manutenção, são patologias de fatores físicos e antrópicos. Os fatores físicos se dizem respeito a variações de temperaturas, exposição ao calor e chuvas excessivas, presença de umidade e influência da maresia. Já os fatores antrópicos se tratam da ação direta humana, o mau desempenho construtivo, o emprego de matérias de baixa qualidade, uso indevido do local e vandalismo.
  •  Segundo Choay, os edifícios históricos são um bem material de suma importância histórica para uma determinada sociedade ou comunidade, que se torna símbolo da identidade do local, através dessas edificações podemos conhecer e estudar toda a história que a envolve.

No Brasil, atualmente várias edificações históricas se encontram em situação de risco e abandono, a tendência é de que essas edificações sofram degradação e manifestem patologias, as ocorrências desses problemas estão ligadas à idade da construção, vandalismos, clima, aos materiais utilizados, técnicas construtivas aplicadas e ao nível de controle de qualidade realizado nas construções.

Apesar de edificações de forma geral estarem sujeitas a ações de agentes climáticos, com o passar do tempo e sem cuidados e manutenções necessárias, elas começam a se desgastar e consequentemente geram problemas em toda a extensão da construção. Existem diversas manifestações patológicas que podem surgir em edificações, dentre elas, destacam-se: destacamento ou descolamento de revestimentos, fissuras, trincas, rachaduras, proliferação de fungos e bolhas nos acabamentos.

Em edificações antigas, a diminuição da resistência dos materiais provoca deterioração, causados e agravados por conta de ações agressivas do clima, a exposição a diferentes fatores pode levar a perda por completa do edifício caso não haja cuidado e manutenção na estrutura. Os fatores mais comumente encontrados em diferentes tipos de edifícios antigos, em suma maioria abandonados, são causados principalmente por fatores físicos; variações de temperaturas e exposição direta aos agentes climáticos, fatores antrópicos são outra seção de principais causas de deterioração de edifícios, o abandono de uma edificação faz com que ela se torne propensa a invasões e usos irregulares, gerando risco não somente a edificação mas também a quem está fazendo o uso indevido daquele lugar.

Dentre os componentes de uma edificação, o que mais apresenta problemas com patologias são as partes externas, causados por conta da exposição direta a agentes climáticos como já citado anteriormente. Em edifícios antigos, esses problemas ainda são agravados por conta da forma construtiva utilizada, a falta de técnicas utilizadas também é um fator que acelera a deterioração do material construtivo, tornando a edificação propensa a proliferação de patologias, dentre elas as causadas por conta de fatores de umidade, gerando o aparecimento de patologias como eflorescência, corrosões, descascamentos de pinturas e rebocos, aparecimento de fungos e aberturas como trincas e fissuras.

As edificações históricas carregam em si as marcas das trajetórias de um povo ao longo de muito tempo, e por essa razão muitos são protegidos pelo instituto de patrimônio histórico. A importância da preservação deve ser estimulada não apenas pelos órgãos públicos mais sim pela sociedade que é extremamente fundamental para que possam sentir que também fazem parte dessa história que envolve o passado e presente no mesmo lugar. A educação patrimonial deve ser vista como uma ideia de incentivo na preservação das edificações, concretizar e criar o sentimento de pertencimento na população, que possam usar esses espaços edificados seja ele como forma de comércio, centro cultural, memorial, e até mesmo moradia. E que possam compreender que essas edificações históricas são a própria história que demarca o território atual com muita arte e expressão de vida da sociedade de sua época.

  • Buscar edifícios deteriorados e identificar as patologias presentes neles
  1. Palacete faciola (Belém)
  2. Palacete Pinho (Belém)
  3. Complexo de São Brás
  4. Conjunto arquitetônico construído entre 1906 e 1911 na Rua Gal. Bacelar, Rio GrandeRS. (Tirar do estudo de caso do Rio grande)
  5. Catedral Nossa Senhora das Mercês (Tocantins)
  6. Casa amarela do parque Barigui (Curitiba)
  7. Edifício Tiradentes (Curitiba)
  8. QUISSAMA – Palacete da Mandiquera
  9. O casarão amarelo - prédio da antiga boate Arpege (Natal) – Uma parte desabou em 2020.11



   

*Quais patologias surgem em edifícios históricos quando não há preservação?

-Trincas, fissuras, Porosidade, Infiltração, destacamentos, bolhas, eflorescência, mofo, bolor.  

  • Métodos:

Identificação, diagnóstico e proposta de intervenção.

Identificação seria a análise da edificação sob um ponto de vista histórico, estético formal e até mesmo técnico, avaliando o estilo arquitetônico e forma que foi edificada.

Diagnóstico é a o estudo patológico criando então o mapa de danos para aquela edificação específica descobrindo as anomalias e buscando a sua causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (740.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com